Na última semana, a XP anunciou acordo para a compra da totalidade das quotas da Habitat Capital Partners Asset Management, gestora focada em fundos imobiliários. A gestora tem cerca de R$730 milhões em ativos sob gestão. O valor da operação não foi revelado. O volume se junta aos R$134 bilhões de ativos sob gestão da XP Asset, que tem mais de 2,5 milhões de investidores. “A Habitat Capital possui uma carteira de ativos imobiliários pulverizada, estratégica e bastante complementar para a XP”, diz Bruno Castro, CEO da XP Asset.
Desde o ano passado a XP vem adquirindo empresas focadas no Mercado Imobiliário, como foi o caso da startup de crédito Imobiliário Direto.
A Habitat nasceu em 2016 como consultora na área de fundos imobiliários. Dois anos depois, tornou-se gestora e, desde então, passou a gerir fundos imobiliários com carteira dedicada a Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) com maior perfil de risco e retorno – segmento chamado de “high yield” no jargão do setor.
O fechamento do negócio ainda está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre outras condições.
Fonte: Valor