As vendas de novas moradias unifamiliares nos Estados Unidos sofreram uma queda maior do que o esperado em agosto devido ao aumento nas taxas de juros das hipotecas. Segundo o Departamento de Comércio, as vendas diminuíram 8,7% no mês passado, atingindo uma taxa anual ajustada sazonalmente de 675.000 unidades.
Embora as vendas de julho tenham sido revisadas para cima, alcançando 739.000 unidades, os economistas previam uma taxa de 700.000 unidades para agosto. Essas vendas são consideradas um indicador crucial do mercado imobiliário, mas podem ser voláteis mensalmente.
Ainda que a demanda por novas propriedades continue impulsionada pela falta de imóveis usados no mercado, o aumento nas taxas de hipoteca está reduzindo a acessibilidade para muitos compradores em potencial. A taxa média da hipoteca fixa de 30 anos ultrapassou 7%, atingindo 7,19% na semana passada, o nível mais alto desde julho de 2001, de acordo com a Freddie Mac. Isso ocorre devido ao aumento dos rendimentos dos Treasuries, que subiram devido às preocupações com o impacto dos preços do petróleo na luta do Federal Reserve (Fed) contra a inflação.
Na semana passada, o Fed manteve sua taxa de juros básica de referência na faixa de 5,25% a 5,50%, mas adotou uma postura mais rígida, projetando outro aumento até o final do ano e uma política monetária mais restritiva até 2024 do que o previsto anteriormente.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Forbes