As vendas de novos imóveis cresceram 21,5% no acumulado de janeiro a outubro de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 155.769 unidades comercializadas, conforme apontado pelo indicador ABRAINC-FIPE. O estudo foi elaborado com dados de 20 empresas do setor pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).
O segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) registrou avanços significativos, com aumento de 3,8% no volume de vendas e de 23,7% no valor total comercializado. Nos lançamentos, o setor apresentou alta de 13,6% em volume e 21,2% no montante lançado. Já o Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) apresentou um desempenho robusto, com aumento de 26,1% no número de unidades vendidas e 22,5% no valor total das vendas. Os lançamentos do MCMV também tiveram crescimento, com alta de 33% em volume e 34,4% em valor.
Esses resultados refletem a resiliência do mercado imobiliário e a manutenção de uma intencionalidade de compra robusta, além da eficácia do programa habitacional bem estruturado, que tem sido essencial para viabilizar o acesso à moradia para famílias de baixa renda e fortalecer a demanda por habitação popular, impulsionando a inclusão social e fortalecendo o mercado de habitação popular.
“Apesar de desafios como a alta da Selic, que restringe o acesso ao crédito e eleva os custos financeiros de empresas e consumidores, o setor imobiliário demonstrou resiliência e capacidade de adaptação em 2024, sendo responsável pela geração de 11% dos empregos formais no ano. Com um bônus demográfico favorável, alta intenção de compra por parte dos compradores e uma indústria pujante, o setor tem todas as condições de seguir crescendo acima do PIB em 2025. Precisamos, porém, de juros em patamares saudáveis. Para isso, é fundamental controlar os gastos públicos e seguir com responsabilidade fiscal”, afirma Luiz França.
A relação distrato sobre venda para o MAP fechou em 11,4%, mantendo-se em patamares baixos após a regulação de distratos, aprovada em 2018, quando o índice era de cerca de 40%.
Abaixo mais números do setor:
Vendas outubro de 2024
Lançamentos outubro de 2024
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações cedidas por Abrainc