No mês de setembro, o mercado imobiliário na cidade de São Paulo apresentou um aumento significativo nas vendas, com um crescimento de 18,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior, atingindo um total de 7.417 unidades vendidas. Em contrapartida, houve um recuo de 10,4% nos lançamentos, resultando em 7.369 unidades lançadas. A velocidade de vendas, que mede a proporção de unidades vendidas em relação ao total disponível, aumentou para 10,9%, indicando uma atividade mais aquecida no setor.
Essa tendência de aumento nas vendas e diminuição nos lançamentos foi observada ao longo do ano. Nos últimos 12 meses até setembro, as vendas cresceram 6,5%, totalizando 74,4 mil unidades. As vendas de moradias enquadradas no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) subiram 5,6%, alcançando 35,5 mil unidades, enquanto as vendas de imóveis de médio e alto padrão tiveram um aumento de 7,6%, atingindo 38,8 mil unidades.
Em contraste, os lançamentos diminuíram 16,5% nos últimos 12 meses, totalizando 70,1 mil unidades. Os imóveis do MCMV registraram uma queda de 14,6%, com 30,6 mil unidades lançadas, enquanto no segmento de médio e alto padrão, a redução foi de 18,1%, com 39,4 mil unidades lançadas.
Devido ao maior número de vendas em comparação aos lançamentos ao longo do ano, o estoque de unidades disponíveis, que inclui imóveis na planta, em construção e recém-construídos, encolheu 8,8%, passando de 66,6 mil unidades há um ano para 60,7 mil unidades.
O estudo também revelou que os imóveis do programa Minha Casa Minha Vida representam apenas 35% do estoque, ou seja, 21,1 mil unidades, que seriam escoadas em apenas sete meses com o ritmo atual de vendas. Em contraste, as moradias de médio e alto padrão correspondem a 65% do estoque, com 39,7 mil unidades, o equivalente a um ano para um escoamento completo.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Info Money