A pesquisa realizada pela ABRAINC em parceria com a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), mostrou que o número de novos imóveis comercializados no Brasil atingiu 36.982 unidades entre janeiro e março de 2022, um aumento de 6,2% comparado com o mesmo período de 2021.
Os lançamentos também tiveram um aumento: no total foram 26.973 novas unidades, ante 26.380 no mesmo intervalo do ano anterior, um crescimento de 2,2% no trimestre.
Imóveis de médio e alto padrão cresceram 35,6%, com lançamentos totalizando 10.013 unidades. Para o Programa Casa Verde e Amarela houve uma queda de -10% com 16.960 unidades lançadas.
Com relação ao número de imóveis comercializados no 1º trimestre, o segmento de médio e alto padrão registrou crescimento de 109% (9.553 unidades) e o Casa Verde e Amarela apresentou queda de -9% (26.942 unidades).
Para Luiz França, presidente da ABRAINC, as vendas e lançamentos de imóveis mantiveram um bom rendimento nos 3 primeiros meses do ano e o setor segue como protagonista neste processo de recuperação da economia brasileira.
Segundo ele “O brasileiro vê a compra do imóvel como uma forma de proteger parte do patrimônio da alta inflacionária, assim como obter ganhos reais no longo prazo. Os empreendimentos atraem cada vez mais compradores e investidores, que veem maior interesse neles em relação às aplicações financeiras tradicionais. Isso explica o fato de uma recente Pesquisa de Intenção de Compra feita pela Brain, em parceria com a Abrainc, revelar que 34% dos entrevistados têm a intenção de comprar imóveis nos próximos 12 meses.”
Fonte: A tribuna