A crise do coronavírus afeta o mundo inteiro, e no mercado imobiliário brasileiro não seria diferente. Isso não significa, no entanto, que o corretor deve desistir. Muito pelo contrário. É preciso mostrar a seus clientes que esse pode ser um momento estratégico para fazer um financiamento imobiliário.
Se há dificuldades à vista relacionadas às incertezas de renda do consumidor e à nova relação à distância, há também muitos motivos para seguir adiante – e até incrementar seu relacionamento com os clientes.
Para o mercado imobiliário 2019 terminou bem e 2020 começou melhor ainda – até a pandemia de Covid-19. No entanto, passado um primeiro momento de necessária paralisação como medida preventiva contra o contágio, as obras seguem seu ritmo.
Por outro lado, a própria Caixa Econômica Federal injetou nada menos que R$ 43 bilhões no mercado com um pacote especial para a pandemia. Com isso, as previsões voltam a ser otimistas, mesmo que ainda não haja sinais claros do fim da pandemia. Veja por quê!
Quando duas das principais entidades ligadas ao setor veem com o cenário com bons olhos, é hora do corretor reavaliar estratégias e adaptar ações.
Tanto a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) quanto a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) consideram o conjunto de medidas criadas para a pandemia um estímulo à compra de imóveis.
Não resta dúvidas que a compra à vista é sempre mais segura. No entanto, nem sempre ela é a melhor estratégia.
Além de são ser a maioria dos clientes que tem o valor integral de um imóvel, entre os que têm não são muitos os que estão dispostos a descapitalizar em plena pandemia.
Por outro lado, ambas as associações consideram baixo o risco de inadimplência com as novas medidas.
Cabe ao corretor mostrar a seus clientes que o momento é, na verdade, uma boa oportunidade para fazer um financiamento imobiliário.
Vantagens do financiamento imobiliário durante a crise
Muitos consumidores não têm ideia das vantagens de fazer um financiamento imobiliário nesse momento. É preciso que o corretor tenha uma boa comunicação com seu público alvo para divulgar as oportunidades que estão surgindo.
Boa liquidez
Para quem tem o valor para a compra à vista, o financiamento imobiliário é a melhor estratégia no momento.
É ideal para quem não quer ter todo o dinheiro imobilizado em um único bem que pode ter liquidez baixa.
Com o crédito imobiliário é possível aproveitar outras opções de rendimento, como a renda fixa, ficando com boa reserva líquida.
Boas condições
Por outro lado, as condições dos pacotes para a pandemia são bastante atraentes. Tanto para quem quer sair do aluguel quanto para investidores, são oportunidades de financiamento imobiliário que valem a pena serem aproveitadas.
Além da Caixa, os bancos privados também estão flexibilizando condições. O corretor deve ficar atento para oferecer a melhor oportunidade de acordo com o perfil do cliente.
Bons preços de mercado
É um comportamento característico de crises haver imóveis à venda com bons preços.
Preocupados em conseguirem uma liquidez rápida, muitos proprietários com mais de um imóvel colocam um à venda. Com isso, aumentam as possibilidades de barganha.
Não esqueça: o corretor de sucesso é aquele que está sempre atento para conseguir boas oportunidades para seus clientes.
Mais ofertas à escolha do cliente
O plano de mitigação da Caixa está injetando R$ 43 bilhões no mercado imobiliário, com expectativa de 530 mil novas unidades.
Ou seja, não só está mais fácil pagar o financiamento imobiliário como também mais fácil encontrar o imóvel dos sonhos.
Mostre as vantagens do atendimento online
Em meio à pandemia, o mercado imobiliário leva uma vantagem poderosa em relação aos demais setores da economia: a possibilidade cada vez maior de resolver processos online.
A tendência, que foi alavancada com a imobiliária digital para locação, hoje se expande de forma rápida e progressiva.
As medidas de isolamento social são uma realidade e, de acordo com os especialistas, o distanciamento deve permanecer no “novo normal” do mundo pós-Covid-19.
Por conta da quarentena e das medidas de prevenção, a própria Caixa, através do plano de mitigação, já transformou seus canais de atendimento.
Além do próprio atendimento remoto, a Caixa já disponibiliza recepção de documentos em meio digital e condições especiais para a assinatura dos contratos aos clientes de grupo de risco.
Corretor deve estar preparado
Mas e você, corretor, está preparado para fazer uma assessoria completa online até a assinatura do contrato de financiamento imobiliário?
Sua imobiliária tem o suporte tecnológico necessário para o atendimento online ou ainda está de braços cruzados esperando a quarentena passar?
Hoje a imobiliária digital é capaz de oferecer praticamente todo o processo de escolha, com tours virtuais, visitas e negociação por videoconferência. Tudo feito totalmente online, com eficiência e segurança.
Além disso, fica muito mais fácil encontrar o imóvel que seu cliente quer – ou um cliente para o seu imóvel – pela Rede Social de Negócios, onde você encontra a parceria certa e segura para fechar o contrato.
Saiba aproveitar as vantagens de fazer um financiamento imobiliário durante a crise e ofereça o melhor atendimento à distância que seu cliente quer e merece.
Venha conhecer o Imobzi, o melhor e mais completo sistema para corretores e imobiliárias e veja seus negócios deslancharem mesmo durante a pandemia!