Um estudo recente realizado pela Loft em parceria com a Offerwise revelou que um a cada três brasileiros tem o desejo de mudar de estado. O levantamento intitulado “Tendências de moradia no Brasil” contou com a participação de 3.095 pessoas entre os dias 9 e 13 deste mês, apresentando uma margem de erro de dois pontos percentuais.
De acordo com a pesquisa, 32,6% dos entrevistados manifestaram interesse em sair do estado onde residem atualmente, enquanto outros 22,1% consideram a possibilidade de uma mudança. O destino mais almejado pelos brasileiros é Santa Catarina, especialmente a cidade de Balneário Camboriú, conhecida por seu litoral e valorização imobiliária. No último mês, o preço médio de imóveis residenciais na cidade atingiu R$12,84 mil por m².
Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft, destacou o crescimento econômico, segurança e atrativos naturais como fatores que têm impulsionado o interesse no estado de Santa Catarina. O estudo apontou que os moradores do Rio Grande do Sul (59,6%), Paraná (43%) e Mato Grosso do Sul (23,4%) são os mais interessados em mudar-se para este estado.
Em segundo lugar como destino desejado está São Paulo, considerado o polo econômico do país, com 11,8% dos entrevistados manifestando interesse em residir no estado. Takahashi enfatizou a diversidade econômica de São Paulo como um fator de atração.
Entre os principais motivos de mudança, a pesquisa revelou que as motivações são a busca por uma melhor qualidade de vida para si (37,1%) e para a família (34,9%). Aspectos como clima, custo de vida, infraestrutura e lazer foram considerados na avaliação da “qualidade de vida”. Viver novas experiências ou enfrentar desafios (34,8%) e perspectivas financeiras ou profissionais (30%) também foram motivadores para a mudança, seguidos da cultura local (25,2%) e oportunidade de emprego (22,5%).
Por outro lado, o estudo também revelou quais os locais onde as pessoas tem menos interesse em se mudar. A liderança do estudo ficou com o estado da Paraíba, 38,5% da população não têm interesse em deixar o estado, seguido pelo Espírito Santo (37,5%), Alagoas (32,6%), Rio Grande do Norte (31,1%) e Pará (29%). A região Nordeste concentra seis dos dez estados onde a população menos tem vontade de se mudar e/ou trocar por outro estado.
A pesquisa da Loft oferece insights importantes sobre as tendências de moradia no Brasil, destacando preferências, motivações e destinos mais e menos desejados pelos brasileiros.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Beatriz Quesada à Exame