Em uma iniciativa conjunta da Ademi-DF e Sinduscon-DF, a pesquisa do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) é realizada pela Opinião Informação Estratégica, com apoio do Sebrae-DF. A pesquisa funciona como um importante termômetro para o mercado imobiliário do Distrito Federal, monitorando mensalmente o ritmo das vendas realizadas pelas construtoras e incorporadoras mais influentes da região.
O IVV mede o tempo necessário para que as unidades de um empreendimento sejam vendidas. Quanto maior o índice, mais rápido é o ritmo de vendas. Um índice mensal de até 5% é considerado um indicativo de um mercado saudável, com boas perspectivas de vendas. Quando o índice ultrapassa esse patamar, significa que as transações estão ocorrendo de forma acelerada, refletindo uma decisão rápida por parte dos consumidores.
Criada há sete anos, a pesquisa monitora o desempenho das vendas de imóveis residenciais verticais (apartamentos) novos no DF.
Destaques de Junho
No mês de junho, houve o lançamento de novos empreendimentos nas regiões do Sudoeste e Noroeste, totalizando 221 novas unidades. As áreas com maior volume de vendas foram Planaltina (59 unidades), Ceilândia (56 unidades) e Águas Claras (54 unidades). Um dado relevante é que 90% dos imóveis vendidos no mês ainda estavam em fase de construção.
De acordo com Botelho, os resultados da pesquisa indicam que o segundo semestre de 2024 será promissor, com as empresas prontas para atender a crescente demanda. Além disso, o volume de lançamentos de 2023 continua impulsionando o desempenho positivo do mercado.