De acordo com o relatório das previsões macroeconómicas da Comissão Europeia, o mercado imobiliário na Europa mostra sinais de desaceleração, com vários países atingindo o pico dos preços dos imóveis. No entanto, Portugal destaca-se como uma exceção, mantendo uma trajetória de crescimento constante.
O preço dos imóveis em território português mais do que duplicou na última década, sendo comparável a países como Irlanda, Áustria e Luxemburgo. A escalada dos preços foi especialmente marcante durante a pandemia de Covid-19.
Apesar do aumento nas taxas de juro em Portugal e outros países europeus, que tornou o mercado habitacional menos acessível, o país permanece como uma exceção, juntamente com Bulgária, Croácia, Grécia e Eslovénia, onde a desaceleração não é visível. O relatório sublinha os desafios significativos que as famílias portuguesas enfrentam devido à combinação de aumentos nas taxas de juro e contínuo crescimento dos preços das casas.
Enquanto o resto da Europa se prepara para um possível baixa no mercado imobiliário, Portugal desafia as tendências, levantando questões sobre a sustentabilidade desse ritmo de crescimento a longo prazo.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de João de Sá à New Men