Conhecida como obra seca, o tipo de técnica conta com opções de materiais que não envolvem substâncias de secagem lenta, como a argamassa, e, por isso, realizam a construção de uma residência mais rapidamente, construir uma casa é um processo longo e nada simples, mas por conta do avanço da tecnologia, o tempo de finalização da obra pode cair até pela metade com essas técnicas inovadoras.
Essas tecnologias de construções são rápidas porque funcionam, basicamente, com montagem, o modelo de construção rápida traz também menos impacto ao meio ambiente, por gerar menos resíduos. Como os elementos desse formato de construção chegam praticamente prontos, não envolvem a mistura de materiais como brita e areia, resultando em menos entulho e sujeira na obra.
Por serem tecnologias com um uso menos frequente do que a utilização de alvenaria, ainda há a barreira do preço. Por isso, quando se pensa em fazer uma obra em um tempo mais rápido, é necessário entender que será desembolsada uma quantia maior em relação à parede feita de tijolos, além da tecnologia envolvida, outro fator que impacta o valor é a falta de mão de obra qualificada para realizar a obra.
Conheça as principais técnicas de construções rápidas
Impressão 3D
Uma das tecnologias mais novas e inovadoras dentro do mercado imobiliário é a impressão 3D. O equipamento “imprime” determinados objetos em três dimensões e é construído em várias camadas. Com o objetivo formado, a casa é construída com toda a tecnologia em 3D.
Gesso Acartonado
O sistema também é conhecido como drywall e usa placas formadas de gesso e papel-cartão, sustentadas por estruturas de perfis de aço e chapas de gesso no lugar da argamassa. O centro dela pode ser oco ou ter algum tipo de preenchimento térmico, acústico, fiação elétrica entre outros.
Madeira Laminada Cruzada
A madeira laminada é a união de tábuas ou lâminas maciças prensadas em unidades perpendiculares de forma firme para formar uma única unidade de estrutura. Com ela é possível fabricar placas bem grandes, de 12 metros de largura por 3m ou 4m de altura.
Estrutura Metálica
A estrutura metálica é produzida na indústria e transportada até o local para ser montada, o que faz com que sua execução seja rápida e prática, com menos erros e resíduos. Além disso, com esse sistema, é possível executar vãos maiores, ou seja, maior distância entre os pilares, fazendo com que o ambiente fique mais amplo.
Wood Frame
Mesmo princípio que o Steel Frame, porém em madeira. É um formato muito sustentável, pois a madeira – quando vem de manejo florestal ou de reflorestamento – é uma matéria-prima 100% renovável. As placas já vêm prontas de fábrica e são montadas no local. Elas não apresentam incompatibilidade com áreas molhadas, como cozinhas e banheiros.
Contêiner
O contêiner é a opção que causa menos resíduos e uma das mais rápidas. Envolve reaproveitamento de peças já existentes para vedação externa e também pode ser comprado já pronto. O contêiner envolve diversos módulos que podem ser combinados de diferentes formas, criando diversos espaços. Ele apresenta facilidade de construção em etapas, se adequando às necessidades financeiras e de crescimento da família.
Placa Cimentícia
A placa cimentícia é produzida com cimento, além de celulose e fio sintético. Elas são agrupadas com perfis metálicos no meio e é uma opção para economizar em obras e reformas mais limpas. As placas têm flexibilidade no manuseio, durabilidade, resistência à umidade e durabilidade.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas da A Gazeta