O setor da construção civil deve registrar um crescimento de 2,3% em 2024, conforme previsão do relatório Desempenho da Construção Civil em 2024 e Perspectivas para 2025, divulgado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Diante desse cenário, o papel dos profissionais do setor ganha ainda mais relevância, impulsionando debates sobre inovação e desafios da área.
Para discutir o futuro do segmento, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) realiza, nesta semana, em Brasília (DF), o 14º Encontro de Líderes. O evento reúne representantes do setor para debater temas estratégicos que impactam a engenharia e a construção civil no Brasil.
Debates e tendências para o futuro
Em parceria com o Confea, o portal Metrópoles está promovendo uma série de entrevistas sobre temas fundamentais para o setor. Entre os assuntos abordados estão: Infraestrutura e o papel dos profissionais técnicos na construção do Brasil, Os desafios da realização da COP-30 no Pará e O futuro da formação brasileira na área tecnológica.
De hoje até quarta-feira (5/2), seis episódios serão publicados no portal e em suas redes sociais. As entrevistas, conduzidas pelas jornalistas Natália André e Brenna Farias, trarão especialistas discutindo a construção de um Brasil mais sustentável e os impactos da tecnologia no setor.
Inovação na construção civil: desafios e soluções
O primeiro episódio da série aborda o tema Inovação na construção civil: os desafios das obras brasileiras. A conversa conta com a participação de Vinicius Marchese, presidente do Confea, e Rangel Lage, engenheiro civil, que analisam os avanços tecnológicos aplicados ao setor.
Marchese, engenheiro de Telecomunicações e atual presidente do Confea, destaca o papel da inteligência artificial no aprimoramento das práticas da construção civil. “A inteligência artificial, por exemplo, é a grande expressão do momento, pois todos os dias ouvimos falar sobre ela, que chegou a um estágio interessante para descobrir as novas aplicações da ferramenta, o que vale também para a área de engenharia civil”, afirmou.
Já Rangel Lage ressaltou o impacto da IA na segurança dos canteiros de obras. “Existem câmeras inteligentes que conseguem monitorar o comportamento do trabalhador e, caso ele esteja executando a tarefa fora dos padrões de segurança, é acionado um profissional da área para que possa orientá-lo”, explicou.
Com o avanço tecnológico, a construção civil se vê diante de oportunidades para aprimorar processos, aumentar a segurança e otimizar a produtividade. O debate sobre inovação no setor segue como um dos pilares para um desenvolvimento sustentável e eficiente.
Informações retiradas de Gabriela Andrade ao Metrópole.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá.