O mercado imobiliário no eixo centro-zona sul do Rio de Janeiro está em alta, com os studios, antigos kitnets, dominando os lançamentos na região. Esses imóveis compactos, com áreas entre 30 e 50 m², são uma resposta à alta demanda e à falta de terrenos maiores para construções mais amplas.
Segundo levantamento da Brain – Inteligência Estratégica, mais de 2.200 studios foram vendidos em 2024, um recorde que supera em quase dez vezes o volume do mesmo período de 2023, quando apenas 213 unidades foram comercializadas. O terceiro trimestre de 2024 também registrou números expressivos, com 2.407 unidades lançadas, frente a 278 no mesmo período do ano anterior.
Essa retomada dos studios reflete a preferência de investidores, que veem nesses imóveis uma oportunidade atrativa de negócios. Com plantas inteligentes e preços mais acessíveis, os studios ganham espaço e prometem consolidar o melhor desempenho do mercado imobiliário carioca em anos.
Estratégia
Essa aceleração chamou a atenção das construtoras e incorporadoras desde o final do ano passado, levando-as a priorizarem essa metragem na cidade. Entre os sucessos de vendas estão empreendimentos na zona sul, como a coleção Be in Rio, do grupo Opportunity, com projetos em Copacabana e “Copanema” — nome dado pelo mercado imobiliário para a área que faz limite com Ipanema.
No centro do Rio, destacam-se os mega condomínios da Cury na Região Portuária, e os lançamentos SalRio e Bueno, localizados na Pedra do Sal e no Saara, respectivamente. Outro exemplo é o edifício Brisa Central, próximo à Praça Mauá, que registrou alta procura devido à sua localização estratégica e à proximidade com áreas de grande desenvolvimento econômico e cultural.
O mais recente lançamento, o Gate Santos Dumont, comercializou 100% das suas unidades (mais de 500 studios) em apenas três dias. O empreendimento, considerado um dos melhores lançamentos atuais da região central, oferece uma vista frontal para o Aterro e está a poucos metros do Aeroporto Santos Dumont, destacando-se pela localização privilegiada e pelo design pensado para atender tanto investidores quanto moradores finais.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Diário Rio