O mercado imobiliário brasileiro está experimentando um crescimento significativo de 13,5% no número de startups, com um total de 1.209 proptechs e construtechs ativas. Essas empresas geram diretamente empregos para 22 mil pessoas, conforme o Mapa das Construtechs e Proptechs 2024, elaborado pela Terracota Ventures.
Atualmente, 87,1% dessas startups estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, com a cidade de São Paulo abrigando 46,6% delas. Um destaque no setor é a proptech Meu Imóvel, uma plataforma que utiliza Inteligência Artificial para gerar leads e auxiliar compradores a encontrar os melhores imóveis na capital paulista.
Reconhecida por grandes construtoras, como Cyrela, Diálogo, Kallas e Even, a Meu Imóvel se destacou ao gerar mais de 1,2 milhão de leads e participar de mais de 14 mil transações ao longo de nove anos, movimentando mais de R$ 7,2 bilhões no mercado imobiliário.
Avaliação do Mercado
Rafael Pizzotti Machado, CEO da Meu Imóvel, atribui o crescimento das proptechs e construtechs ao atual bom momento do setor imobiliário. “Desde o ano passado, estamos observando o crescimento acelerado do mercado imobiliário e como as novas tecnologias estão cada vez mais impulsionando esse setor”, comenta.
Segundo uma pesquisa recente da Brain Inteligência Estratégica, em março deste ano, as vendas de imóveis na capital paulista ultrapassaram 100 mil unidades no acumulado de 12 meses, marcando um aumento de 25% em comparação ao ano anterior. Em janeiro, a plataforma Meu Imóvel registrou um aumento de 44% na busca por imóveis em relação a dezembro de 2023.
Expectativas para 2024
Para 2024, a previsão é de que seja o segundo melhor ano da história da Meu Imóvel, com um crescimento de quase 10% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período de 2023. Esses dados indicam uma mudança positiva no mercado, com o aceleramento dos lançamentos e vendas.
Potencial para Startups
Os dados confirmam o cenário promissor para startups no setor imobiliário. “Com a expansão do mercado imobiliário, toda a cadeia produtiva em torno dele também prospera, gerando aumento de receitas, empregos, renda, lançamentos de novos empreendimentos, ou seja, aumento da oferta e da procura”, conclui Rafael Machado.
Informações retiradas de Terra.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!