A criminalidade é um dos fatores que mais interferem no setor imobiliário. Bairros com altos índices de criminalidade tendem a sofrer uma desvalorização expressiva dos imóveis, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Segundo a organização, esse é o terceiro fator decisivo na hora de comprar um imóvel.
Neste sentido, a startup Vyable tem como objetivo reduzir os riscos da criminalidade no setor imobiliário. A ideia surgiu em setembro do ano passado por meio do programa do Orion Parque.
Por meio da ciência de dados, o usuário realiza uma pesquisa na plataforma por meio da qual tem acesso a um relatório completo sobre a criminalidade do local, tais como as ocorrências mais comuns, a taxa criminal, a classificação daquela rua em comparação com outras e até um mapa de calor onde a incidência de criminalidade é maior.
“Com essas informações, o corretor passa a captar os imóveis mais qualificados para vender ou alugar, o incorporador pode escolher o melhor terreno para construir e o consumidor final vai tomar a decisão de morar em um lugar mais seguro”, destaca Gabriel Zonatto, um dos fundadores da startup.
Neste momento, o negócio está sendo validado no mercado com alguns clientes. A projeção é que a empresa se consolide no mercado catarinense e se expanda para São Paulo até o fim do ano.
Fonte: Economia SC