O mercado imobiliário na cidade de São Paulo apresentou um desempenho promissor no mês de abril, de acordo com pesquisa divulgada pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP). Ao contrário da tendência de retração nacional, o setor paulistano mostrou resiliência, registrando aumento tanto nas vendas quanto nos lançamentos.
No que diz respeito às vendas de imóveis residenciais novos, houve um crescimento de 1,1%, totalizando 5.553 unidades comercializadas no período. Em termos financeiros, o valor geral de vendas (VGV) teve um aumento significativo de 7,6%, alcançando a marca de R$ 3,158 bilhões.
No último ano, as vendas de imóveis na cidade de São Paulo apresentaram um aumento de 3,8%, totalizando 71.294 unidades. No entanto, em termos de valores, houve uma queda de 2,6%, resultando em R$ 35,1 bilhões.
No mês de abril, a velocidade de vendas registrou um índice de 7,9%, o que representa uma redução em relação aos 9,9% de março deste ano e aos 8,2% de abril do ano anterior. No acumulado dos últimos 12 meses, a velocidade de vendas também apresentou um recuo, atingindo 51,6%, em comparação aos 53,7% registrados no mesmo período do ano anterior. Esse indicador é calculado pela relação entre o volume de vendas e o total de unidades lançadas no período.
Os lançamentos de novos projetos imobiliários tiveram crescimento expressivo, de 36%, em abril na comparação anual, totalizando 5.254 unidades. Já no acumulado dos últimos 12 meses, os lançamentos encolheram 10%, para 76.374 unidades.
O estoque de imóveis residenciais novos cresceu ao longo do ano, fruto de um volume de lançamentos maior que o de vendas. O estoque (com unidades na planta, em obras e recém-construídas) chegou a 64.600 unidades em abril, alta de 4,4%.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Estadão à UOL