Nos últimos quatro anos, a cidade de Sorocaba tem experimentado um notável crescimento no setor imobiliário, com o lançamento de 110 condomínios residenciais. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos (Seplan), esse aumento é atribuído ao cenário favorável vivido pelo mercado imobiliário local.
Entre 2020 e 2023, foram instalados um total de 99 empreendimentos verticais (prédios) e 11 horizontais (casas), elevando o número atual de conjuntos residenciais fechados em Sorocaba para 6.376. No ano de 2020, foram lançados 48 residenciais, sendo 42 verticais e seis horizontais. No ano seguinte, as construtoras anunciaram 32 empreendimentos, sendo 30 verticais e dois horizontais. Em 2022, mais 26 lançamentos foram adicionados à lista, e neste ano, até o momento, quatro novos condomínios já foram anunciados.
A Seplan informa que ainda estão em andamento neste ano quatro unidades verticais e duas horizontais. Especialistas do setor acreditam que o crescimento do mercado imobiliário sorocabano é resultado das condições favoráveis que têm impulsionado a demanda por residências em conjuntos fechados na região.
O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP), José Augusto Viana Neto, atribui o crescimento do número de condomínios em Sorocaba ao fato de a cidade ser um polo industrial. Ele destaca que a presença de diversas indústrias, além da chegada contínua de novas plantas, tem atraído moradores de outras regiões para o município.
Segundo Viana Neto, o poder aquisitivo da população local também contribui para o aumento dos investimentos em lançamentos imobiliários. Além disso, ele menciona que as características favoráveis de Sorocaba, como clima e topografia, tornam o local propício para a construção de novos empreendimentos. De acordo com o presidente do Creci-SP, a demanda por imóveis é alta na cidade, com uma rápida comercialização dos lançamentos.
Houve influência da pandemia
Durante a pandemia de Covid-19, houve um aumento significativo no número de pessoas que migraram da capital paulista para o interior, principalmente devido à adoção do trabalho remoto. Essa mudança teve um impacto positivo no ramo imobiliário, com muitas pessoas optando por se estabelecer em cidades do interior, como Sorocaba.
Viana Neto, especialista no assunto, afirma que as pessoas se mudaram durante a pandemia, gostaram de Sorocaba e decidiram ficar. Segundo ele, um dos principais motivos é a infraestrutura semelhante à da capital, combinada com maior segurança e qualidade de vida. Além disso, o custo de vida em Sorocaba é mais baixo em comparação a São Paulo.
O presidente da Associação dos Corretores e Empresas Imobiliárias de Sorocaba (Aceiso), Harley Assumpção Mena, concorda com essa visão e destaca que muitos paulistanos estão optando por morar em Sorocaba devido à proximidade geográfica. A cidade está a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, o que torna a distância relativamente curta e atrativa para esse público.
Apartamentos lideram
De acordo com especialistas do setor imobiliário, os compradores, tanto de Sorocaba quanto de outras regiões, estão em busca de apartamentos para compra ou locação, principalmente devido à segurança e à variedade de serviços oferecidos pelos edifícios. Atualmente, ao adquirir um imóvel, as pessoas também procuram empreendimentos com áreas de lazer para evitar a necessidade de se deslocarem.
A principal vantagem de residir em condomínios residenciais, conforme apontado por Viana Neto, são as facilidades oferecidas pelos empreendimentos. Além das áreas de lazer, muitos possuem academias, mercados, salões de festas, espaços para crianças e animais, quadras esportivas e outros atrativos.
Mena destaca que as condições favoráveis para a aquisição de apartamentos são outro motivo que impulsiona a preferência por essas unidades. Os edifícios verticais têm uma maior facilidade e oferta de financiamentos imobiliários, o que torna a compra mais acessível para os interessados.
Taxas e regras
Por outro lado, o presidente do Creci frisa que os serviços e ambientes diversificados elevam o valor da taxa condominial. Dessa forma, considera as altas tarifas como a maior desvantagem para os moradores. Por isso, aconselha o interessado em adquirir imóvel em condomínio a avaliar se o custo adicional cabe no orçamento e se vale a pena.
Já o representante da Aceiso lembra ser necessário levar em conta, igualmente, valores extras para manutenção das áreas comuns e de novas obras. Da mesma maneira, é preciso saber que regras específicas, impostas pela administração do condomínio, terão de ser obrigatoriamente respeitadas.
Cidade atrai cada vez mais empreendimentos
Empresas construtoras confirmam que Sorocaba é uma cidade favorável para o desenvolvimento de condomínios residenciais. A construtora Planeta, por exemplo, lançou 14 empreendimentos verticais na cidade entre 2020 e 2023. Com mais quatro lançamentos previstos até o final deste ano, o total de empreendimentos da empresa chegará a 18 em um período de quatro anos.
A Planeta atualmente possui 49 residenciais em Sorocaba, com 3.077 unidades habitacionais já entregues. Em 2023, serão entregues mais 394 apartamentos em três empreendimentos que ainda estão em construção. Com isso, o total de unidades chegará a 3.471. Além disso, os quatro residenciais planejados para lançamento até o final do ano contarão com um total de 1.069 apartamentos.
O aumento populacional é apontado como um dos principais fatores que impulsionam as empresas do setor imobiliário a investir em Sorocaba, especialmente em edifícios residenciais. Segundo o diretor comercial e diretor de marketing da Planeta, Caio Evaristo Fernandes, a cidade recebe cerca de dez mil novos habitantes a cada ano devido a fatores como casamentos, nascimentos e mudanças familiares, o que aumenta a demanda por moradias.
Preço atraente
O diretor comercial e diretor de marketing da Planeta, Caio Evaristo Fernandes, destaca que os preços dos apartamentos em Sorocaba são mais baixos em comparação com outras cidades, o que impulsiona as vendas e é um atrativo para os compradores. Ele menciona que o valor por metro quadrado na cidade é inferior a localidades de tamanho semelhante no interior de São Paulo e muito abaixo da capital paulista.
A Visconde Construtora, por sua vez, lançou dois condomínios em Sorocaba em 2021 e iniciou a fase de ampliação de um deles em 2022, com uma nova etapa prevista para 2023, totalizando 936 apartamentos. A empresa já possui um residencial na cidade lançado em 2014, com 417 unidades entregues.
O gerente comercial e diretor de vendas, Rodrigo Ribas de Almeida, destaca a diversidade de públicos interessados em comprar imóveis em Sorocaba, incluindo jovens que estão começando suas vidas e investidores na faixa dos 35 aos 50 anos. Almeida também observa uma crescente adesão ao minimalismo na cidade, o que tem motivado as famílias a buscar moradias menores e mais práticas.
A demanda por apartamentos em Sorocaba está em constante crescimento, impulsionada pela acessibilidade dos preços, diversidade de públicos interessados e preferência por moradias compactas.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Vinicius Camargo à Jornal Cruzeiro