Projetos que promovem a integração das pessoas com o espaço público, além de uma infraestrutura que garanta mais segurança e conforto, têm sido cada vez mais considerados pelos compradores na hora de escolher um local para morar.
Atualmente, fatores como localização privilegiada e segurança podem influenciar significativamente o valor dos imóveis. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Brain Inteligência Estratégica, revelou que mais de 60% das pessoas estariam dispostas a pagar valores acima da média do mercado se os imóveis possuíssem esses dois diferenciais.
O economista Franco Pasquali aponta que bairros planejados, protegidos por sistemas de segurança e com baixo índice de criminalidade em seu entorno, são fatores que têm contribuído para a valorização dos imóveis no interior de São Paulo.
“As pessoas buscam qualidade de vida e, acima de tudo, segurança. Por isso, antes de procurar um local para morar, é preciso se atentar à legislação do imóvel e da região, buscando projetos que promovam a integração das pessoas com o espaço público, promovendo a sensação de pertencimento dos moradores. Afinal, espaço seguro é espaço com uso”, afirma Pasquali.
O profissional também ressalta as vantagens dos imóveis localizados em bairros planejados, devido à infraestrutura completa que oferecem, incluindo:
- Câmeras de segurança;
- Monitoramento estratégico;
- Iluminação pública;
- Qualidade das vias e calçadas;
- Ciclovias;
- Existência de parques, áreas de lazer e estabelecimentos comerciais próximos;
- Gestão do bairro por meio de uma associação composta por projetos residenciais e comerciais.
“Todas essas iniciativas podem contribuir para o fortalecimento da comunidade e a melhoria das condições de vida no bairro e, consequentemente, garantir mais segurança aos moradores”, completa Pasquali.
Tecnologia e segurança a longo prazo
A empresa de Franco Pasquali tem como uma de suas iniciativas a implementação de câmeras com sensores de movimento e pontos de comunicação para contato direto com a base de segurança do bairro, visando garantir mais proteção aos moradores. Outro ponto considerado é que todos os projetos de bairros planejados são compostos por diferentes tipos de habitação, comércio e serviços.
“Todos esses elementos em harmonia garantem que o local seja um ‘bairro vivo’ e movimentado, com ampla circulação de pedestres. Outro fator que assegura uma segurança mais duradoura e que pode valorizar o imóvel no futuro é a existência de uma associação de moradores bem consolidada, que perpetuará os ideais pensados para a ocupação e a vida do projeto”, conclui Pasquali.
Informações retiradas de G1.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!