O mais recente levantamento de locação residencial realizado pelo departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP revela que o valor médio do aluguel em São Paulo teve uma variação média de 2,00% no mês de outubro. No acumulado dos últimos 12 meses, de novembro de 2022 a outubro de 2023, o aumento atingiu 12,89%, superando significativamente a variação negativa de 4,57% registrada pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no mesmo período.
O relatório destaca também que, em outubro, os aluguéis de imóveis com 3 dormitórios lideraram as variações, alcançando 2,20%, seguidos por unidades de 2 quartos, que apresentaram um aumento de 2,00%, e imóveis de 1 dormitório, com uma variação de 1,90%. Esses dados refletem a dinâmica do mercado imobiliário na cidade, evidenciando diferentes comportamentos nos preços de acordo com o tipo de imóvel.
Garantias e Velocidade de Locação
No mês de outubro, diferentes modalidades de garantia foram utilizadas em contratos de aluguel, sendo o depósito de três meses de aluguel a opção mais comum, representando 44,5% dos casos, seguido pelo fiador, presente em 40% dos contratos. O seguro-fiança foi escolhido em 14% das locações, enquanto outras formas de garantias locatícias responderam por 1,5%.
O Índice de Velocidade de Locação (IVL) revela que o tempo médio para a assinatura do contrato varia entre 33 e 84 dias. Casas e sobrados foram os imóveis alugados mais rapidamente, com um intervalo de 33 a 58 dias, enquanto apartamentos tiveram um ritmo mais lento, com períodos de 35 a 84 dias. Esses dados indicam a dinâmica do mercado imobiliário e as preferências dos locatários em relação às diferentes formas de garantia e tipos de propriedade.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de SECOVI-SP