De acordo com a Pesquisa de Locação Residencial do Secovi-SP, o valor médio do aluguel na cidade de São Paulo apresentou uma variação média de 0.60% no mês de junho. Esse resultado contribuiu para que o valor médio acumulado em 12 meses, de julho de 2022 a junho de 2023, alcançasse um aumento de 15,35%.
É importante destacar que esse percentual está acima da variação negativa de 6,86% registrada pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) no mesmo período.
No mês de junho, o mercado imobiliário registrou variações nos preços dos diferentes tipos de imóveis. Os imóveis de 1 quarto apresentaram uma variação de 0,90%, seguidos por unidades de 2 dormitórios com 0,50% e de 3 dormitórios com 0,30%.
Além disso, a pesquisa revelou informações sobre as garantias mais utilizadas nos contratos de aluguel. Em junho, o depósito de três meses de aluguel foi a garantia mais comum, sendo utilizada em 43% dos contratos. Em seguida, o fiador respondeu por 41,5% do total de contratos. O seguro-fiança foi escolhido por 14% dos proprietários como forma de garantia, enquanto outros tipos de garantias locatícias representaram 1,5% dos contratos.
O Índice de Velocidade de Locação (IVL) revelou informações interessantes sobre o mercado imobiliário. De acordo com o IVL, o tempo médio para assinatura de contratos de aluguel variou entre 35 e 84 dias. No entanto, houve diferenças significativas entre casas/sobrados e apartamentos.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Secovi-SP