No mês de julho o ritmo da construção civil registrou seu melhor resultado desde 2010. É o que mostram os dados divulgados pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) na Sondagem Indústria da Construção do último dia 17.
De acordo com o levantamento, o nível de atividade da construção teve expansão em relação ao mês anterior, registrando 52,5 pontos. Acima, portanto, do marco divisório de 50 pontos que indica crescimento.
Ritmo da construção civil reflete melhora na economia, diz CNI
Para a CNI, os indicadores que mostram o bom ritmo da construção civil refletem a melhora da economia. De acordo com a confederação, vários deles ficam acima do marco dos 50 pontos.
Um deles é a evolução do número de empregados, com 51,9 pontos. Segundo a CNI, essa é a expansão de emprego mais elevada desde o início de medição da série histórica, em 2011.
O outro é a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) da construção, que ficou em 68%. É um ponto percentual a mais do que em junho e, segundo a CNS, a UCO mais elevada para um mês de julho em oito anos.
Já a intenção de investimento na construção atingiu o maior nível desde 2014, ainda de acordo com a instituição. E o índice de condições atuais da economia brasileira avançou de 5,4 pontos para 52,7.
Expectativa do setor
.A Sondagem Indústria da Construção mostra ainda que a expectativa sobre a economia do país aumentou 5 pontos, chegando a 61,7. Percentual parecido com o do Índice de Confiança do Empresário (Icei) da indústria da construção que registrou 60 pontos.
Fonte: CNN