Em 2021 vários produtos e serviços finalizaram o ano com a elevação dos preços, ocasionada pela inflação.
A variação do preço dos aluguéis também não ficou de fora, encerrando em o ano em alta. Uma análise feita pelo FipeZap, que observa o preço médio de locação por cidade, revela que Recife tem o terceiro maior preço por m² no valor do aluguel, chegando a R$35, 21. Já o valor mais alto, segundo os dados apurados, está em Barueri, na região metropolitana de São Paulo, seguido pela capital paulista.
Entre as capitais, Recife fica atrás apenas de São Paulo, onde é preciso pagar R$39,76 por m² para alugar um imóvel residencial.
Ainda sobre a capital de Pernambuco, Recife soma alta de 11,19% durante o acumulado do ano de 2021 referente ao preço médio de locação de imóveis residenciais. É a maior alta da série histórica desde 2016.
O indicador FipeZap pode ser usado como base para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a alternativas de investimentos a cada momento do tempo. Bairros da capital pernambucana, como o Pina, localizado na Zona sul, são holofotes em relação ao maior preço do metro quadrado, registrando um crescimento de 13,77% em um ano. Na Zona Norte do Recife temos o bairro de Espinheiro, que teve a maior variação acumulada nos últimos 12 meses com acréscimo de 22% no preço do metro quadrado para locação residencial.
Fonte: Folha de Pernambuco