Uma pesquisa conduzida pelo Grupo OLX, que inclui as marcas ZAP, Viva Real e OLX Imóveis, destaca que 47% dos potenciais compradores têm a intenção de comprar o imóvel à vista. Surpreendentemente, 11% desse grupo planeja quitar a compra exclusivamente com o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Embora 51% dos participantes expressem a necessidade de financiamento imobiliário, quase metade deles não busca crédito para concretizar a transação.
O financiamento imobiliário, apesar de ser uma opção com juros mais baixos e prazos estendidos, ainda representa um grande compromisso, evidenciando os desafios enfrentados pelos compradores, especialmente os mais jovens, diante do elevado custo dos imóveis.
O diretor Geral de Imóveis do Grupo OLX, Marcos Leite, destaca a compreensão do financiamento imobiliário como a preferência de pagamento para a maioria, especialmente entre os que estão adquirindo seu primeiro imóvel (53%). Cerca de 64% dos respondentes têm menos de 40 anos, indicando um público que está se estabelecendo financeiramente e opta por modelos de pagamento a médio e longo prazo. Leite ressalta que o consórcio/carta de crédito é escolhido por apenas 16%, sendo alguns beneficiados por cartas quitadas e outros ainda pagando prestações.
Um levantamento realizado entre 14 e 22 de novembro de 2023, envolvendo 1.200 pessoas, revelou que mais de 40% daqueles interessados em adquirir imóveis levam mais de 12 meses desde a busca até o fechamento do negócio. A pesquisa evidenciou uma crescente preferência por plataformas digitais, especialmente portais imobiliários e sites de anúncios, que representam mais da metade dos métodos de busca para compra ou aluguel de imóveis.
Quanto ao mercado de aluguel, o depósito caução é a opção de garantia de pagamento cogitada por 39%, enquanto 23% ainda não sabem ou não decidiram qual forma de garantia irão escolher.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Informações retiradas de Isabel Filgueiras à Valor Investe