Apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice de Confiança da Construção (ICST) teve uma queda de 0,8 pontos, para 92,9 pontos neste mês de março. O indicador recuou 1,3 ponto, a terceira queda consecutiva. Ainda assim, o índice encerra o primeiro trimestre com nível superior quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Segundo Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção do FGV IBRE:
Não são tempos fáceis: depois das sucessivas ondas da Covid, a guerra na Ucrânia reacendeu o temor de aceleração nos preços dos materiais, que associada à alta dos juros pode comprometer ainda mais a demanda para os próximos meses. Assim, a queda nas expectativas referentes à evolução da demanda e dos negócios foi decisiva para abalar a confiança setorial em março. No entanto, vale destacar que ao final do primeiro trimestre, a confiança indica um pessimismo moderado e se encontra em patamar melhor do que estava ao final do primeiro trimestre de 2021. Outro destaque é o avanço da atividade corrente, que havia dado mostras de desaceleração e voltou a crescer: a percepção dominante é de que a retomada, que reflete o ciclo recente de negócios, está em patamar bem superior ao que estava no ano passado.
A queda do índice é fruto da piora de expectativa para os próximos meses, isso fica ainda mais evidente quando se observa a queda de 3,8 pontos no Índice de Expectativas (IE-CST), que agora se encontra em 93,9 pontos (menor nível desde maio de 2021 quando estava em 89,0 pontos).
De modo contrário, o índice de Situação Atual (ISA-CST) subiu 2,1 pontos, para 92,0 pontos, fortemente influenciado pelo indicador que avalia a carteira de contratos, que subiu de 4,4 pontos, registrando 94,4 pontos. O indicador que mede a situação atual dos negócios, por sua vez, se manteve estável: variou -0,1 ponto, para 89,8 pontos.
Ampla Melhora
Este é um setor de ciclos longos, no qual a produção não se inicia logo após a realização do negócio, seja ele uma venda no mercado imobiliário ou o fechamento de uma concessão. Há um tempo para que se inicie a produção. De modo que, no cenário mais negativo para os novos negócios, a atividade se encontra em melhor posição quando comparada ao ano anterior.
Fonte: Valor