O mercado imobiliário nos bairros nobres de São Paulo, como Jardim Europa e Jardim Paulistano, está passando por um processo de rejuvenescimento. Segundo o Índice de Preço Real Loft, o metro quadrado na região teve uma valorização significativa, com aumento de 34% no Jardim Europa e 30% no Jardim Paulistano entre janeiro e outubro deste ano.
O Jardim América também experimentou um aumento de 10%, enquanto o Jardim Paulista, onde não há mais espaço para novos empreendimentos, teve uma valorização mais modesta, de 2%. Esse fenômeno está ligado à presença crescente de profissionais do setor de tecnologia, atraídos pela proximidade de startups e bancos digitais.
A mudança vem ocorrendo nos últimos dois anos, com a abertura de escritórios dessas empresas na região. Executivos jovens, com idades entre 30 e 45 anos, ocupam posições de destaque em grandes empresas, contribuindo para a transformação do perfil demográfico e econômico desses bairros. O gerente comercial da Zimmermman Jardins, Douglas Crispin, destaca esse movimento como um fator-chave para a dinâmica imobiliária na área.
Transformações significativas
O mercado imobiliário em São Paulo passa por transformações significativas, impulsionadas pela mudança no perfil do público interessado em morar na cidade. Segundo dados do Ranking da Demanda Imobiliária Loft, as vendas de apartamentos na região aumentaram em média 11% de janeiro a agosto. O Jardim Europa liderou o crescimento com uma variação de 35%, seguido por Jardim Paulista (15%) e Jardim América (14%).
A proximidade a centros comerciais, como Avenida Paulista e Faria Lima, é apontada como um fator chave para a migração desse público. Esse novo morador, muitas vezes ligado ao setor de tecnologia, busca ampla metragem, facilidades e comodidades. A região mais verticalizada, próxima à Avenida Paulista, atrai aqueles que buscam um estilo de vida mais urbano, enquanto o Jardim Europa se destaca por lançamentos de alto luxo, com apartamentos de mais de 300 metros quadrados, oferecendo segurança 24 horas e diversas comodidades.
O executivo destaca que o novo morador valoriza aspectos como iluminação, mobilidade e troca o lazer de condomínios mais recentes pelas facilidades da região. Essas mudanças refletem a adaptação do mercado imobiliário às demandas de um público mais jovem e dinâmico, muitos trabalhando em regime híbrido.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá! Inscreva-se aqui.
Informações retiradas de Breno Damascena à Estadão