Mais da metade dos imóveis anunciados para venda no QuintoAndar estão com preços acima do valor máximo sugerido pela plataforma, segundo um levantamento recente. O estudo, que analisou 150 mil contratos fechados entre janeiro de 2023 e abril de 2024, revelou que 54% dos imóveis à venda foram supervalorizados pelos proprietários. No entanto, ao final das negociações, 72% desses imóveis foram vendidos dentro do intervalo de preços recomendado pelo QuintoAndar.
Essa discrepância entre o preço pedido e o valor real também se verifica nos aluguéis. De acordo com os dados, 37% dos imóveis para aluguel foram anunciados com preços acima do máximo sugerido pela Calculadora QuintoAndar. Contudo, 81% dos contratos de aluguel acabaram sendo fechados dentro do intervalo de preço recomendado pela plataforma.
O principal problema da precificação inadequada dos imóveis está relacionado à falta de transparência de dados no mercado imobiliário brasileiro. Esse fator é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento do setor, resultando em atrasos no fechamento das transações. No ambiente digital da plataforma QuintoAndar, preços fora da realidade também reduzem a visibilidade dos anúncios ao longo do tempo, o que leva a menos visitas agendadas e, eventualmente, obriga os proprietários a diminuírem os preços para atrair novos interessados.
O levantamento ainda destacou que imóveis para aluguel anunciados com preços iniciais acima da referência sugerida acabam tendo descontos cinco vezes maiores do que aqueles que já começam dentro do intervalo recomendado no momento da publicação.
A transparência nos preços e a adequação ao valor de mercado são fundamentais para agilizar as transações e manter a atratividade dos anúncios na plataforma.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de O Globo