O multiartista Kdu dos Anjos nasceu e cresceu na Vila Cafezal, no maior aglomerado de favelas de Belo Horizonte. Lá ele pôs de pé o projeto que essa semana conquistou o título de “Casa do Ano”, em um concurso organizado por um dos principais sites de arquitetura do mundo.
“Quando ele fez o primeiro desenho, eu falei: “Gente, isso é coisa de rico, isso aqui deve ser coisa cara”. Ele: “Não, não é não. A gente dá um jeito”, explica Kdu.
O projeto, eternizado por Kdu no braço direito, é de um coletivo de arquitetos que atua nas favelas de Belo Horizonte.
“A gente acaba redesenhando o imaginário que é construído sobre a favela e coloca uma percepção muito ruim, tanto no lugar quanto nos moradores” conta Amanda Castilho, arquiteta e integrante do coletivo Levante.
A casa concorreu com mais de 1,6 mil moradias de vários países do mundo: Índia, Vietnã, México, Alemanha… Entre as 161 concorrentes brasileiras, era a única localizada em uma favela.
“Três pontos principais para a publicação de projeto é o fato de ter soluções inovadoras, ser algo que possa inspirar outros arquitetos também e, por fim, um projeto que seja possível,” conta Susanna Moreira, curadora de projetos do site ArchDaily.
Na comunidade não se fala em outra coisa, a casa virou até atração turística. Nas favelas, as casas costumam ter na parte alta a famosa laje, onde a comunidade faz aquele churrasquinho e se encontra. No segundo andar da casa do Kdu tem um terraço, onde ele também faz muita festa e tem uma vista linda para as oito vilas da favela da Serra, que agora são vizinhas da “Casa do ano”.
Conheça a Casa do Ano 2023
Com tijolos expostos, sem reboco e nenhuma pintura, a casa vencedora do prêmio se camufla na singela paisagem do Aglomerado da Serra, carregando a assinatura da dupla de arquitetos Fernando Maculan e Joana Magalhães. Ambos integram a equipe de profissionais do Coletivo LEVANTE.
Com uma área de 66 m², a casa possui dois níveis e é fixada sobre uma estrutura com fundações que ajudam a sustentar outras casas da comunidade. As paredes, construídas com tijolos vazados na horizontal, trazem um impacto incrível no visual da construção e também permitem que os ambientes mantenham suas temperaturas por mais tempo. Confira mais fotos da casa:
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!