Os dados do sistema Cofeci-Creci não deixam dúvidas, o mercado imobiliário é altamente atraente. Caso contrário não haveria quase 400 mil corretores de imóveis no país e mais de 48,8 mil imobiliárias. Portanto, também não é de se estranhar que vários profissionais reclamem da dificuldade em se destacar no devido a problemas com a concorrência.
Em São Paulo, por exemplo, em apenas quatro anos o número de corretores aumentou praticamente 60%. Os números são do Crecisp: em 2018 havia 106.414 profissionais ativos no Conselho. No final de 2022 já eram 168.295 – um aumento de 58,15%.
O órgão também mostra que, por ano, uma média de 20 mil novos corretores ingressam no mercado imobiliário em todo o estado. Há espaço para todos, mas tem que mostrar a que veio.
Por que se diferenciar no mercado imobiliário?
Com tanta concorrência, registro na mão de braços cruzados não fecha negócios. É preciso buscar diferenciais para ganhar competitividade e pelo menos manter a sustentabilidade.
O consumidor já mudou muito seus hábitos de consumo – e se mantém em transformação. Por outro lado, o mercado imobiliário é sólido, mas não é estático. Isso significa que essas mudanças não vão parar por aí: elas acontecem o tempo todo e o profissional precisa entender e acompanhar.
Então se a ideia é ter destaque de verdade no mercado imobiliário e ir além de apenas manter a imobiliária funcionando, aí é como em qualquer outra área. Tem que estar entre os melhores.
E para isso é preciso estar disposto a apostar em ações que criem uma identidade de expertise para a marca, que faça o corretor se tornar referência em seu nicho ou região.
O cliente é a razão de ser do seu negócio
A qualidade dos serviços é indispensável, de ponta a ponta do atendimento. Afinal, o seu serviço só existe porque há quem precise dele. Ou seja, o cliente é a razão de ser do seu negócio, então tudo o mais precisa girar em torno da sua satisfação na jornada de compra.
Do primeiro contato ao pós-venda, o corretor precisa estar presente, com total domínio dos temas que envolvem os serviços que presta. É preciso oferecer soluções ágeis e relevantes, gerando valor em todas as etapas do atendimento.
Além disso, para passar à frente da concorrência tem que olhar adiante, lá para a frente. Pesquisar além das tendências mais óbvias e procurar antecipar as maiores probabilidades no mercado imobiliário do futuro.
Não é adivinhar, mas entender o que estão oferecendo agora e como fazer melhor amanhã. É ouvir o consumidor, ter empatia para entender suas dores e inseguranças e, mais do que oferecer o que ele quer, oferecer o que ele precisa. É se antecipar a objeções e criar soluções que são diferenciais de atendimento.
Mas para fazer diferente você também precisa saber o que a concorrência está fazendo, então fique sempre antenado às movimentações ao seu redor.
Estratégias para se destacar no mercado
Para quem está começando agora ou já está há tempos no mercado imobiliário, mas tem tido problemas com a concorrência, algumas estratégias podem ajudar a garantir bons resultados.
Invista em marketing pessoal
A forma como você se apresenta é muito importante e impacta o cliente desde o primeiro momento. O marketing pessoal vai te ajudar a conseguir uma posição de especialista em seu nicho.
Um bom exemplo são os corretores americanos, que chegam a parecer astros em cartazes e outdoors. Aliás, já pensou em ser um corretor influencer? Nesse artigo você sabe tudo sobre essa tendência.
Mas um bom começo é trabalhar o engajamento em suas redes sociais através do marketing de conteúdo, escolhendo assuntos relevantes do dia a dia e que você domine bem para gerar valor para seu público.
Deixe seus clientes em potencial conhecerem seu trabalho, mas também um pouco de você, humanizando seu atendimento. Cuide da sua aparência, tenha uma linguagem coerente com a do seu público e trate de assuntos que os afetem diretamente.
Mostre que você se importa mais com a felicidade e o bem-estar de seus clientes do que com a sua comissão.
Ofereça um atendimento personalizado
Aquela imagem do corretor que mal tem tempo para atender seus clientes de uma forma mais demorada já está ultrapassada no mercado imobiliário atual. Com a automação dos processos, o corretor só não tem tempo para dedicar a seus leads se não quiser. E atenção, porque o consumidor sabe disso.
Então use a tecnologia a seu favor para gerar um atendimento cada vez mais personalizado. Automatize todos os procedimentos que forem possíveis. Assim você evita falhas humanas, economiza dinheiro com ajudantes e tempo que pode ser investido na atenção aos clientes.
Além disso, a tecnologia também fornece dados importantes para você ter insights cada vez melhores para personalizar seu atendimento. E oferecer uma experiência do consumidor totalmente diferenciada, deixando a concorrência para trás.
Por sinal, você nem precisa ficar na dúvida sobre o que usar: aqui você confere como escolher o melhor aplicativo imobiliário em 2023.
Seja, efetivamente, um especialista no seu nicho
As ações de marketing pessoal e marketing de conteúdo vão ajudar você a se firmar no mercado imobiliário como uma referência na sua área. Mas não tem mágica, isso deve ser verdadeiro.
Então estudo, se especialize em determinado nicho, tenha embasamento para ser realmente uma referência. Você precisa ter conhecimento verdadeiro para passar credibilidade na sua marca e gerar a segurança necessária para que as pessoas o procurem para fazer negócio.
Mantenha-se atualizado
Por mais experiência que você tenha no mercado imobiliário, o setor é um reflexo das mais importantes mudanças socioeconômicas na sociedade.
Mas além das preferências do consumidor que se modificam com o tempo, a própria jornada de compra também muda, assim como as preferências de consumo, etc.
Mas a parte técnica também precisa de atualização constante, seja em relação às condições e modalidades de financiamento ou às atualizações legislativas. O importante é mostrar que você é um profissional alinhado com o seu tempo e com as principais inovações do setor.
Pré-requisitos para se destacar no mercado
O mercado imobiliário é imenso, desafiador e altamente competitivo. Mas é também muito compensador para quem sabe como trabalhar as qualidades certas para se destacar na profissão. Então há pelo menos quatro pré-requisitos para o corretor criar diferenciais imbatíveis:
1 – Conhecer bem o mercado – Não tenha achismos, mas certezas. Estude, pesquise e tenha embasamento para o que está falando, assim vai gerar a confiança necessária para o seu cliente fechar negócios com você – e não com a concorrência.
2 – Habilidade de comunicação – Saiba ouvir para falar as coisas certas. Tenha empatia pelas dores de seus clientes e adote um tom de voz semelhante amistoso, respeitoso e seguro.
Nunca seja arrogante nem presunçoso, tendo cuidado ao falar: o grande segredo da boa comunicação é ouvir – mas também saber se fazer entender.
3 – Capacidade de negociação – Saiba ser flexível. Ofereça descontos, alternativas, parcerias. Um bom negociador dificilmente perde um negócio. A propósito, nesse conteúdo nós abordamos o papel do mediador em uma negociação. Clique aqui para saber mais.
4 – Relacionamento interpessoal – Saiba construir relacionamentos honestos e transparentes não só com seus clientes, mas também com sua equipe, colegas de trabalho, fornecedores e parceiros de negócios.
Apesar de toda a competitividade no mercado imobiliário, com essas estratégias o corretor aumenta a confiança e o padrão de qualidade do seu trabalho gerando diferenciais indispensáveis para um profissional de sucesso.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!