O primeiro quadrimestre de 2024 traz boas notícias para o mercado imobiliário: as vendas de imóveis residenciais novos estão crescendo em todo o Brasil. O setor segue a tendência do final do ano passado, quando houve um aumento de mais de 30% nos lançamentos de novas unidades. Para este ano, a expectativa é de um crescimento de 15% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023.
Os imóveis enquadrados no programa Minha Casa Minha Vida representam a maior fatia do mercado de novos apartamentos. No entanto, os apartamentos de menor metragem também são grandes responsáveis por esse crescimento, ganhando destaque em todo o Brasil. Com o aumento dos preços devido à valorização do mercado, os imóveis menores se tornaram uma solução para grande parte da população que depende do FGTS e do crédito imobiliário para realizar o sonho da casa própria.
Apesar da redução da taxa de juros pelo Banco Central nos últimos meses, ela ainda está em um patamar elevado, tornando os financiamentos de imóveis inviáveis para muitos. Os grandes bancos aplicam uma taxa anual média de 11%, ligeiramente menor que a do ano anterior, que foi de 12%. Isso impacta as parcelas dos financiamentos, que podem pesar no orçamento de muitas famílias, levando-as a buscar imóveis mais compactos.
Os novos imóveis também se destacam em relação aos valores das locações. Investir na casa própria pode ser mais vantajoso do que pagar aluguel, que geralmente corresponde a 0.5% do valor de venda do imóvel. Assim, pagar a parcela do financiamento pode ser uma opção mais inteligente.
Comprar um imóvel na planta oferece a vantagem de parcelar o pagamento diretamente com a construtora durante a construção. O saldo devedor é quitado com um banco em um fluxo de pagamento espaçado, proporcionando maior tranquilidade. Além disso, muitos compradores podem contar com a ajuda do FGTS para adquirir ou quitar parcelas de imóveis com valor de até R$ 1,5 milhão.
Outra vantagem de comprar um apartamento novo é o potencial de valorização à medida que a obra avança, permitindo ao comprador encontrar o momento ideal para vender o imóvel e lucrar com a diferença. Essa prática é comum entre investidores imobiliários, que acompanham a valorização do mercado e apostam no setor para girar seus negócios.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Renata Firpo à Veja