Como tentativa de limitar a construção de microapartamentos, a prefeitura de São Paulo irá propor que as construtoras paguem para construir vagas de garagem em apartamentos com menos de 35 metros quadrados, como parte da atualização do Plano Diretor.
“É para desestimular estas construções”, diz o secretário municipal de Urbanismo e Licenciamento, Marcos Duque Gadelho. Os vereadores vão avaliar a sugestão da prefeitura em plenário para decidir se a mudança será aprovada.
A proposta propõe mudanças no Plano Diretor para desestimular a construção de microapartamentos com vaga de garagem. A atual lei incentiva a construção de imóveis pequenos próximos a meios de transporte público, mas os apartamentos têm sido usados para aluguéis de curta temporada, e as vagas de garagem são vendidas ou alugadas a proprietários de apartamentos maiores. A proposta visa a reparar problemas do Plano Diretor em vigor desde 2014, que não surtiu o efeito esperado na diminuição do trânsito e não reduziu os preços dos imóveis.
Gadelho defende que as atualizações do Plano Diretor ocorram a cada três anos. Ele alega que ficar tanto tempo sem alterar as regras pode causar grandes prejuízos à cidade. Desde 2014, segundo ele, não houve mudança da população perto da rede de transportes nem queda no preço do metro quadrado.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do UOL