O reajuste do imposto está em linha com a inflação percebida no último ano. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), houve uma alta de 5,9% nos preços nos 12 meses acumulados até novembro.
No último ano, a Câmara Municipal de SP aprovou uma atualização na base do cálculo do IPTU. Segundo a medida aprovada, o imposto mudaria conforme a valorização dos imóveis da cidade. Segundo a FGV, a inflação do IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), conhecida como a “inflação do aluguel”, foi de 0,45% em dezembro, e fechou o ano com aumento de 5,45%.
Mas devido à crise econômica provocada pela pandemia, a prefeitura congelou o valor cobrado pelo imposto predial e manteve o reajuste com base na inflação. O reajuste máximo, nesse caso, é de 10%.
Impostos 2023
A temporada de impostos já começou, e o governo de São Paulo já divulgou o calendário de pagamento do IPVA 2023 (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotivo).
A partir da próxima segunda-feira (2) os proprietários de veículos no estado já poderão consultar os valores a serem pagos pelo imposto.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas da Money Times