O preço nominal médio dos imóveis residenciais em nove capitais brasileiras aumentou 0,02% em abril, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Este valor mostra uma desaceleração em relação ao crescimento de 0,06% observado em março. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2024, os preços recuaram 0,35%, e nos últimos 12 meses, a queda foi de 0,29%.
A pesquisa da Abecip analisa os valores dos imóveis vendidos por meio de financiamento e revelou que, em abril, sete das nove capitais monitoradas registraram alta nominal nos preços. Recife liderou com um aumento de 0,07%, seguido por Fortaleza (0,03%), Goiânia (0,02%), São Paulo (0,02%), Belo Horizonte (0,03%), Curitiba (0,02%) e Porto Alegre (0,04%). Por outro lado, Salvador e Rio de Janeiro tiveram quedas de 0,01%.
A Abecip aponta que a recuperação do mercado imobiliário ainda é limitada pelo crescimento modesto da massa salarial no país e pela defasagem entre a taxa básica de juros e as taxas efetivamente cobradas pelos bancos nos financiamentos imobiliários.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Isto é Dinheiro