Segundo os dados divulgados na 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, realizado pela Anbima em colaboração com o Datafolha, a poupança, apesar de ser tradicionalmente o investimento mais popular no Brasil, está perdendo sua atratividade, especialmente entre os investidores mais jovens.
Enquanto isso, outras opções do mercado financeiro, como criptomoedas e títulos privados, estão ganhando espaço nas carteiras de investimento. Esse cenário reflete uma mudança de comportamento dos investidores, que buscam alternativas com potencial de retorno mais elevado ou diferentes formas de diversificar seus investimentos.
Um estudo recente revelou que enquanto um quarto da população brasileira prefere manter seus recursos na poupança, apenas 4% optam por criptoativos e 5% investem em títulos privados. Marcelo Billi, superintendente de sustentabilidade, inovação e educação da Anbima, destacou que, embora a poupança ainda seja a escolha mais comum, há uma crescente tendência, especialmente entre os mais jovens, de explorar outras opções de investimento.
Esse movimento é impulsionado pela busca por retornos mais atrativos em tempos de queda de juros, pela evolução do mercado financeiro e pelo aumento da influência de personalidades digitais.
A pesquisa também mostrou que 37% da população investe em produtos financeiros, o mesmo percentual do ano passado. Segurança, retorno financeiro e liquidez foram apontadas como os principais motivos para investimento.
No total, os pesquisadores ouviram 5.814 pessoas das classes A/B, C e D/E entre os dias 06 a 24 de novembro de 2023, nas cinco regiões do país. Na divisão por estrato social, metade dos brasileiros da classe A/B investem, 38% da C e 20% da classe D/E.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Lucas Gabriel Marins à Info Money