O preço de venda de casas em Portugal registrou um aumento de 1,5% em fevereiro em relação ao mês anterior, segundo o Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário. Esse resultado representa a variação mensal mais alta desde agosto.
De acordo com Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, “É precoce afirmar que o mercado vai retomar o ritmo anterior de valorização, quando os aumentos em cadeia se fixaram quase sempre em torno dos 2,0%. É necessário vermos o comportamento dos preços nos próximos meses, até porque este resultado de Fevereiro provavelmente ainda não reflete o impacto das medidas anunciadas pelo Governo para a habitação. Nesta altura, o que sabemos é que continua acontecendo uma falta de oferta e procura”.
Os preços das casas aumentaram 17,1% em Fevereiro, estabilizando o ritmo de valorização depois de cinco meses. A valorização atingiu um pico inédito de 21,1% em Agosto de 2022.
De acordo com o SIR – Sistema de Informação Residencial, o preço médio de venda das casas no país em Fevereiro (considerando um período acumulado de 3 meses), ficou em 2.106€/m2, apurando-se um valor médio por imóvel vendido de 222.704€.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Diário Imobiliário