No primeiro semestre deste ano, o mercado imobiliário comercial em Portugal transacionou cerca de 750 milhões de euros, sendo que 250 milhões desse valor estão relacionados com uma única operação. Embora a queda homóloga seja de apenas 10%, devido ao peso dessa operação, esse volume é aproximadamente 35% inferior à média dos últimos anos. A Prime Yield, uma empresa especializada em consultoria e avaliação imobiliária que faz parte do grupo espanhol Gloval, levanta algumas questões e preocupações em relação ao mercado.
Uma das preocupações é o futuro do programa Golden Visa, que sofreu diversas alterações nos últimos anos e agora enfrenta incertezas, o que, juntamente com as taxas de juro elevadas, pode representar um desafio para o mercado residencial. Isso poderia resultar na relocalização de investidores e promotores para outros mercados europeus, como a Grécia.
Além disso, também é apontado uma possível desvalorização de ativos comerciais e a necessidade de reestruturação da dívida para proprietários e promotores que atuam nesses segmentos, ou que podem impactar o mercado imobiliário de forma significativa.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Diário Imobiliário