Os resultados da pesquisa “Desempenho do Mercado Imobiliário Capixaba em 10 anos” foi apresentada no dia 27 pelo presidente da Ademi-ES Eduardo Fontes, pelo diretor de Estatística Gustavo Figueiredo, e pelo sócio da Brain Inteligência Estratégica.
A metodologia da pesquisa foi baseada na perspectiva do comprador. Foram identificados os lançamentos ocorridos em 2012 e qual era o preço praticado na época para aqueles empreendimentos.
Além disso, as imobiliárias também fizeram parte do levantamento, a partir delas foram avaliados os preços das unidades, no entanto, a pesquisa não visava apenas comparar os preços e sim verificar a valorização daqueles imóveis específicos lançados em 2012 e nos dias atuais.
Mas qual é a relevância desse estudo? É simples, existe uma diferença entre o preço de um imóvel novo e um usado lançado há 10 anos. Mas o que importa para o cliente é saber o quanto sua propriedade foi valorizada com o passar do tempo e quais são foram as outras opções de investimento dentro desse mesmo período. Assim ele poderá saber se foi feito um bom negócio ou não.
Em suma, os resultados trouxeram boas notícias para aqueles que adquiriram um imóvel. Por exemplo: uma propriedade de 4 quartos na Praia do Canto (Vitória), em 2012 que valia R$900 mil, teve uma valorização de 128% em dez anos, ou seja, o imóvel custa agora cerca de R$2,5 milhões.
Ainda pela perspectiva do cliente comprador, o estudo vai acrescentar a essa valorização uma rentabilidade de 0,35% a.m (descontando 36 meses referentes à construção) advinda de uma eventual locação. uma vez que este cliente, ao comprar o imóvel, beneficiou-se de uma renda indireta por deixar de pagar um aluguel ou para aqueles que compraram para investimento uma renda passiva pelo recebimento da locação.
Este cálculo é feito de forma simples: RI=VI+RA, ou seja, a Rentabilidade do Imóvel (RI) é obtida pela Valorização do Imóvel (VI) acrescida da Rentabilidade do Aluguel (RA). Assim, entre os bairros de Vitória analisados, a Rentabilidade do Imóvel (RI) ficou em 131,15%. Já em Vila Velha, o índice ficou em 157,64%.
A partir dos dados, foi possível identificar que a Rentabilidade do Imóvel foi superior à inflação, CDI e ao Ibovespa. Ou seja, ativos imobiliários são um excelente investimento, pois trazem segurança e valorização a médio e longo prazo.
O mercado imobiliário enfrentou muita coisa durante esses 10 anos, e ainda assim, se manteve firme. Crise política, crise fiscal, protestos de rua, impeachment de presidente, inflação acima do teto, juros altos, pandemia global e outros inúmeros acontecimentos só reforçaram o quanto esse mercado é resiliente. Eventos que outrora pareciam ser o fim do mundo passaram e o imóvel continuou sendo um ótimo investimento.
Fonte: Gazeta