Após um período de um ano e meio de desenvolvimento em colaboração com a MRV, a EmCash lançou uma plataforma voltada para facilitar a aquisição de imóveis novos pelo programa Minha Casa Minha Vida. Tradicionalmente, a entrada de 20% a 25% do valor do imóvel é paga à vista às construtoras, com o restante financiado pela Caixa Econômica Federal. No entanto, o parcelamento dessa entrada costuma ser limitado a até 36 meses, o que pode representar um ônus financeiro significativo para o comprador.
A solução da EmCash atua diretamente nesses pontos críticos, oferecendo condições mais vantajosas para os consumidores. Ao agir como uma instituição financeira, a EmCash assume o crédito da entrada do imóvel, permitindo que o cliente parcele o pagamento em até cinco anos, em contraste com os tradicionais três anos oferecidos pelas construtoras.
Marcio Nunes, cofundador e diretor da EmCash, ressalta a importância dessa inovação: “O que não é financiado pela Caixa as construtoras financiam em seis, 12 meses. Agora, a condição de financiamento é em até cinco anos, o que possibilita um valor de parcela mais baixo, que cabe no bolso”. Além disso, enfatiza os benefícios tecnológicos oferecidos pela plataforma, que simplificam o processo de aprovação e assinatura do contrato, realizados integralmente por meio de um aplicativo: “nosso sistema é 100% tecnológico. A aprovação e a assinatura do contrato são por aplicativo, não precisa ir ao cartório”, ressalta.
Rômulo Coscarelli, diretor do Banco MRV, destaca os benefícios adicionais para os consumidores, como taxas de juros mais baixas, rapidez na análise das propostas e aumento da capacidade de obtenção de crédito. A implementação dessa solução na MRV tem como meta a venda de 3.000 imóveis no primeiro semestre, totalizando um financiamento de R$ 125 milhões.
Além dos benefícios para os clientes, a EmCash também traz vantagens significativas para as construtoras, como a redução dos custos operacionais e a antecipação do recebimento do valor financiado. Esse modelo de negócio se baseia no Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), um instrumento financeiro que conecta os compradores de imóveis ao mercado de capitais, viabilizando a liquidação das transações de forma ágil e eficiente.
A opção já está disponível nos stands de venda da MRV em Minas Gerais, representando um passo inovador na simplificação do processo de aquisição de imóveis e na democratização do acesso à moradia própria.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Gabriel Rodrigues à O Tempo.