Se antes a Bahia era conhecida principalmente por suas belas praias e capital histórica, hoje o oeste do estado se destaca como um novo polo de desenvolvimento econômico e populacional. Impulsionado pelo agronegócio, o crescimento da região vem se traduzindo em um mercado imobiliário aquecido, com preços de apartamentos rivalizando com os bairros mais valorizados de Salvador.
Em cidades como Renato Gonçalves, por exemplo, novos apartamentos chegam a ser vendidos por R$ 15 mil o metro quadrado, segundo Kerley Reis, master franqueado da RE/MAX Brasil. “A demanda é alta e segue em expansão”, afirma Reis. “Podemos atribuir esse movimento ao agronegócio, atividade econômica preponderante na região, e que tem atraído muitas pessoas de outros municípios e estados”.
Infraestrutura em desenvolvimento e qualidade de vida atraem novos moradores
O crescimento econômico da região oeste da Bahia tem sido acompanhado por investimentos em infraestrutura urbana, como estradas, escolas e hospitais. Essa evolução, aliada à qualidade de vida em cidades menores e bem estruturadas, torna a região ainda mais atrativa para investidores imobiliários e para quem busca uma nova moradia.
Entre os principais produtos agrícolas cultivados na região estão soja, milho, algodão e café. A cidade de Luiz Eduardo Magalhães, por exemplo, é um símbolo dessa nova fase. Lá acontece a Bahia Farm Show, segunda maior feira agrícola do Brasil, perdendo apenas para a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). Entre 2010 e 2022, a população de Luiz Eduardo Magalhães aumentou em 79,5%, chegando a 107 mil habitantes. No mesmo período, Salvador perdeu 9,6% da sua população, passando de 2,67 milhões para 2,41 milhões de pessoas.
Perfil dos compradores e características do mercado
“São perfis e públicos diferentes”, diz Reis. “No litoral, os consumidores estão em busca de uma segunda ou terceira residência, e entre eles há muitos estrangeiros. Na capital, com alta verticalização, há mais pessoas procurando sua primeira residência ou imóveis para investimento. A mesma coisa pode ser dita sobre o oeste baiano, que se destaca ainda pela altíssima demanda por locação anual”.
Oportunidades no mercado imobiliário do oeste da Bahia
O aquecimento do mercado imobiliário no oeste da Bahia oferece diversas oportunidades para quem busca investir ou morar na região. Com preços em ascensão e alta demanda, a região se apresenta como uma opção promissora para quem busca retorno financeiro ou qualidade de vida.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de BNews