De acordo com o estudo “Comportamento do Consumidor e as Tendências para 2023”, realizado pelo Brain Inteligência Estratégica, a busca por imóveis no Brasil está predominantemente motivada pela necessidade de obter mais espaço em casa, sendo esse o principal fator para 85% das pessoas. Esse desejo supera outras considerações importantes, como a segurança e as áreas de lazer, que são prioridades para 82% dos entrevistados.
Quando se trata da decisão de efetuar a compra de um imóvel, a necessidade de sair do aluguel assume o primeiro lugar, com 33% das respostas. Esse dado é explicado pelo CEO da Brain Inteligência Estratégica, Fábio Tadeu Araújo, que aponta dois motivos principais: a questão financeira, já que o excesso de gastos com aluguel é um fator significativo no déficit habitacional, e a tendência de pessoas mais jovens optarem pelo aluguel.
A busca por mais espaço em casa permanece como um importante fator motivador, ocupando a segunda posição, com 20% das respostas.
Para 67% dos entrevistados, a situação financeira pessoal é o principal obstáculo, seguido pela incerteza em relação ao aumento de renda futura (63%) e à situação macroeconômica do Brasil (58%). De acordo com especialistas, a deterioração da macroeconomia afeta negativamente a perspectiva de aumento real de renda e a queda da taxa de juros, dificultando a aquisição de imóveis.
O estudo também revelou um sentimento otimista em relação ao futuro financeiro. 66% dos entrevistados acreditam que conseguirão economizar mais, e 61% esperam um aumento em sua renda nos próximos anos.
Além disso, 50% dos participantes destacaram que o acesso ao crédito é fundamental para realizar o sonho da compra de um imóvel. Curiosamente, fatores macroeconômicos como a queda da inflação (22%) e a redução da taxa de juros (31%) foram considerados menos importantes do que aspectos individuais, como o aumento da renda (49%) e descontos no momento da compra (38%) para os consumidores.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Breno Damascena à Estadão