Durante uma entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jader Filho ressaltou que os recursos para o Minha Casa Minha Vida estão garantidos, eliminando qualquer possibilidade de atrasos nos repasses. Ele também anunciou que uma nova seleção de projetos será lançada em 2024, com foco em municípios com menos de 50 mil habitantes.
Além do impacto habitacional, o programa tem movimentado a economia do Brasil. Segundo o ministro, 53% dos lançamentos de unidades habitacionais no último trimestre foram do MCMV, gerando investimentos de R$ 72 bilhões e financiamentos que ultrapassam os R$ 350 bilhões. Isso resultou em cerca de 1,8 milhão de empregos diretos e 5 milhões indiretos.
As experiências acumuladas ao longo das 8,4 milhões de habitações entregues permitiram ao governo ajustar o programa para melhorar a qualidade de vida dos beneficiários, como priorizar imóveis em áreas próximas a serviços essenciais e entregar unidades com varandas, áreas comuns com equipamentos esportivos, energia solar, bibliotecas e áreas para pets.