Não há como negar as transformações trazidas pela pandemia do novo coronavírus em vários setores da sociedade. A seu modo, cada área tem buscado soluções para sair da crise. No entanto, mais do que tomar medidas imediatistas e transitórias, é preciso também pensar o que o futuro pós-covid reserva para o mercado imobiliário.
Para isso, é fundamental conhecer as tendências que estão se consolidando, tanto quanto as que estão em plena formação. Só assim o corretor poderá se preparar para aproveitar todas as oportunidades – e elas não param de surgir.
Veja como identificar os rumos do mercado imobiliário no futuro pós-covid e criar bases sólidas de crescimento e sustentabilidade para a sua imobiliária.
Tecnologia e conectividade serão a base do mercado imobiliário no futuro pós-covid
Tudo aponta para o uso cada vez mais frequente e abrangente da tecnologia, especialmente em relação à conectividade.
O distanciamento social deverá continuar sendo o mote do novo normal, ancorado por novos hábitos e tendo os avanços tecnológicos como suporte.
De acordo com pesquisa da Brain Inteligência Estratégica, entre as principais tendências ganham destaque o home office, espaços de coworking nos condomínios residenciais, mais áreas verdes nos empreendimentos e imóveis ainda mais conectados.
Hoje o mercado imobiliário já sente o impacto direto da adoção em massa do home office, refletida na mudança na busca por imóveis.
Com o trabalho remoto, portanto, surge todo um leque de novas possibilidades, as quais, por sua vez, influenciam diretamente na forma de trabalhar dos corretores.
Mercado registra inversão na busca por imóveis
Por outro lado, o que se deve ver no futuro pós-covid é a consolidação do movimento inverso ao dos últimos anos: a busca por imóveis maiores e afastados da região central.
Esse deslocamento deverá ser direcionado não só os bairros mais distantes, mas também às cidades do interior. Essa movimentação ganha força com a chegada da tecnologia 5G, favorecendo o trabalho remoto e a busca por mais conforto em imóveis maiores.
Apesar da chegada em julho mês em alguns bairros de oito capitais brasileiras, a partir de 2021, quando o 5G chegará na maioria das regiões, essa mudança deverá ser acentuada.
Por isso, o corretor precisa estar preparado para atender a um novo mercado, no qual a casa é a protagonista da história. Imóveis mais amplos e espaços multifuncionais ganham mais valor, assim como as áreas de lazer privativas.
Imobiliária digital ganha cada vez mais força
Com isso, é preciso alcançar os clientes onde eles estão – e, mais do que nunca, eles estão na internet.
É a imobiliária digital alavancando a revolução digital no mercado ao possibilitar que todos os processos de compra, venda e locação aconteçam cada vez mais no ambiente online.
Dessa forma, no futuro pós-covid a agilidade e a conectividade do corretor será o grande diferencial de atendimento no mercado imobiliário.
É preciso ter plataformas seguras, sites atraentes e intuitivos, que deem conforto e segurança para o cliente.
Por outro lado, o corretor deve ser cercar de ferramentas seguras, mas ágeis e fáceis de utilizar, que possibilitem o uso de dados confiáveis.
Mudanças nos escritórios no futuro pós-covid
Com a adoção permanente do home office por um número crescente de empresas, as mudanças nos padrões de escritórios são inevitáveis.
Hoje o mercado imobiliário já se depara com uma demanda significativa por novos modelos de workplaces.
O que mais mostra o caráter permanente dessa procura é justamente a busca por soluções a curto, médio e longo prazos.
Uma delas são os squads – grupos que se reúnem alguns dias da semana para trabalhar em um projeto comum enquanto outros membros permanecem em home office – está mudando o conceito tradicional das lajes corporativas e afetando os investimentos.
Dessa forma, os olhos começam a se voltar para a criação de hubs – espaços menores espalhados pela cidade. A ideia é dinamizar o deslocamento de profissionais que não puderem fazer trabalho 100% remoto.
Assim, a tendência é que as sedes das empresas, por sua vez, funcionem em espaços cada vez menores. Apesar disso, ainda sobrevive a aposta nos empreendimentos AAA mesmo no futuro pós-covid.
Ainda que de forma reduzida, os especialistas acreditam que empresas mais tradicionais continuem valorizando a localização, perfil, preço e infraestrutura desse modelo.
Estratégias precisam ser atualizadas
A análise do mercado para a adaptação das estratégias de marketing e de vendas sempre foi uma necessidade constante no setor.
A diferença é que nunca essa velocidade de transformação foi tão grande. Por isso, a análise dos dados deve ser constante, de forma a manter a estratégia sempre atualizada com a realidade do momento.
Para o corretor a informação é o ativo mais precioso para atender o cliente, que, por sua vez, busca cada vez mais as facilidades da tecnologia.
Por isso, ingressar na transformação digital é garantir a sobrevivência do seu negócio. Investir em uma imobiliária digital é manter a competitividade no mercado imobiliário no futuro pós-covid.
Conheça o Imozi e descubra tudo o que o melhor sistema para imobiliária e corretores pode fazer pela sua empresa. Experimente gratuitamente e descubra como alavancar rapidamente as suas vendas!