Após um período desafiador, o mercado imobiliário na Bahia está mostrando sinais de estabilização no segmento vertical, de acordo com uma pesquisa conduzida pela BRAIN Inteligência Estratégica, a pedido da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA).
Entre janeiro e abril de 2023, a região de Salvador e sua região metropolitana registraram um equilíbrio entre os lançamentos e vendas de unidades imobiliárias, com 2.877 novas unidades sendo lançadas e 2.947 unidades vendidas no mercado.
Apesar dos desafios trazidos pela pandemia, o setor da Construção Civil agora está otimista em relação ao futuro, especialmente no que diz respeito ao mercado imobiliário, que projeta um período de crescimento positivo.
No segundo semestre deste ano, há boas perspectivas para o setor imobiliário na Bahia, com destaque para a redução da taxa Selic e possíveis sinais de controle da inflação. Esse período marca uma recuperação gradual da crise que abrangeu os anos de 2014 a 2019, assim como os impactos da pandemia.
O presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha, ressalta que o mercado imobiliário na Bahia está em um momento de crescimento, impulsionado pela busca de soluções mais adequadas às necessidades atuais, como espaços de trabalho e moradia que atendam às demandas identificadas.
A projeção divulgada pela Ademi-BA aponta um crescimento estimado de 5% no setor imobiliário baiano no segundo semestre, comparado ao mesmo período de 2022. Essa perspectiva positiva é atribuída, em parte, à taxa de juros em declínio e à relação entre oferta e demanda.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Alo Alo Bahia