A Europa está em mudança de ciclo no mercado imobiliário. Segundo a agência europeia de monitoramento de riscos Scope Ratings, os preços dos imóveis para compras deverão cair nos próximos meses, embora o ajustamento seja desigual.
Noruega e a Suécia são os países mais expostos, Portugal também apresenta grandes desafios estruturais. Num relatório recente, a agência afirma que a alta dos preços dos imóveis na Europa nos últimos quatro trimestres cresceu uma taxa média anual de dois dígitos.
“Agora está finalmente descendo. O que não surpreende, uma vez que a atividade residencial em alguns países já apontava para uma desaceleração e valores mais baixos. No entanto, a imagem é desigual.” Aponta a agência, a previsão é que os países nórdicos se comportem pior que os demais.
“A principal causa desta divergência é clara: a dinâmica do mercado imobiliário é muito sensível às taxas de juros”, segundo um estudo publicado no Boletim Económico do BCE de setembro de 2022.
O estudo constata que um aumento de um ponto percentual nas taxas hipotecárias provoca uma queda de cerca de 5% nos preços dos imóveis (após dois anos) e uma quebra no investimento habitacional de 8%. E acrescenta: “Isso significa que podemos esperar uma queda de 9% nos valores medianos dentro de dois anos porque é onde estamos”.
A empresa explica que a Noruega, a Suécia e Luxemburgo apresentam a maior vulnerabilidade estrutural aos riscos hipotecários decorrentes de crises de acessibilidade e queda de valor.
Outros países que também apresentam maiores desafios estruturais em termos comparativos são a Dinamarca, Holanda e Portugal. Por outro lado, “Espanha, Itália e Grécia, que lentamente se recuperaram das altas correções de valores registradas durante a grande crise financeira, apresentam métricas relativamente sólidas”, detalha.
O setor imobiliário da Europa de Leste apresenta riscos estruturais moderados, de acordo com a Scope Ratings, em resultado do limitado endividamento das famílias, apesar do crescimento insustentável observado.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do Idealista