O mercado imobiliário brasileiro está em alta, registrando a maior valorização dos últimos 10 anos, segundo o Índice FipeZAP de Venda Residencial. Em julho de 2024, os preços dos imóveis residenciais subiram 0,76%, a maior variação mensal desde 2014. Esse crescimento reflete o aquecimento do setor, com Santa Catarina se destacando por ter as quatro cidades com o metro quadrado mais caro do país.
Balneário Camboriú (+0,90%) lidera o ranking, seguida por Itapema (+1,57%), Itajaí (+1,36%) e Florianópolis (+0,75%). Essas cidades apresentam uma valorização média superior à nacional, com Florianópolis acumulando 10,77% nos últimos 12 meses, enquanto Itajaí e Itapema registraram aumentos de 12,17% e 12,50%, respectivamente.
“Santa Catarina já tem as 4 cidades com o metro quadrado mais valorizado e a tendência é seguir em crescimento,” explica Renato Monteiro, CEO da Sort Investimentos). Ele destaca que fatores como as belezas naturais, segurança, qualidade de vida e investimentos em infraestrutura impulsionam essa valorização.
Até julho de 2024, o aumento acumulado dos preços residenciais no Brasil foi de 4,34%, superando tanto o IGP-M/FGV (1,71%) quanto a inflação (2,79%).
“Investir em imóveis em Balneário Camboriú e outras cidades de Santa Catarina é uma excelente oportunidade,” conclui Renato Monteiro, reforçando a segurança e o rendimento desses investimentos.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Bahia Econômica