Uma startup que está transformando o mercado da construção civil é a Sooper, marketplace B2B que consiste em conectar varejistas de materiais de construção civil. Fundada por Rafaela Khouri e Hygor Burza Dupin, recentemente recebeu o aporte de R$32 milhões das firmas de venture capital Canary e Kaszek.
Atualmente, os pequenos e médios varejistas de materiais para construção têm uma grande dificuldade com a quantidade de gerenciamento de vários relacionamentos com fornecedores de forma manual, muito tempo em ligações, visitas e catálogos físicos, além de não ter muito lucro ou nenhum crédito com fornecedores e a entrega demorada.
“Nossa missão na Sooper é ser a plataforma que conecta esses diferentes atores em um ecossistema digital, trazendo velocidade e transparência para compra de estoque, entrega e pagamentos” comenta a CEO e cofundadora da startup Rafaela Khouri. “Estamos muito animados com a parceria com nossos investidores para expandir e cumprir nossa missão de facilitar o dia-a-dia dessas pequenas e médias empresas.”
Com início de suas atividades em novembro de 2021, o modelo de negócio da startup consiste em o varejista acessar o site da empresa, com a possibilidade de comprar mais de 15 mil itens diferentes e receber seus pedidos no dia seguinte. Além da conveniência na entrega, ao oferecer crédito para pagamento em até 90 dias a startup também resolve o problema de capital de giro do setor, que muitas vezes exige que o lojista faça o pagamento à vista, antes mesmo de fechar a venda.
Entre os itens que podem ser comprados na Sooper, estão materiais de pintura, hidráulica, elétrica, iluminação e jardinagem, bem como ferramentas, ferragens e itens básicos como cimento, entre outros. A logística é totalmente gerida pela startup. “Para os fornecedores, somos um canal de vendas adicional com pagamentos garantidos e serviço completo de logística. Para os varejistas, a Sooper está tornando a compra de estoque conveniente e fácil, permitindo que os lojistas adquiram todos os seus produtos em uma única plataforma sem exigência de pedido mínimo, entrega grátis em até 24h e crédito desde o primeiro pedido” comenta a CEO. Quanto ao faturamento, a empresa fatura um pequeno valor entre o preço de compra dos produtos e o preço de venda às lojas, em valores abaixo da média do mercado.
Atualmente, o setor de materiais para construção conta com mais de 140 mil lojas, mas é um mercado que ainda é bem offline, com apenas 1% das transações B2B ocorrendo via e-commerce no Brasil. Esses números, aliados ao crescimento da construção civil, mantêm a startup otimista em seu modelo de negócios.
Trajetória dos fundadores
Formada em Economia pela FGV, Rafaela liderou a área de M&A da Somos Educação e iniciou os esforços da área B2B do QuintoAndar antes de decidir empreender. Hygor, por sua vez, é formado pelo ITA e liderou as áreas de M&A da Dock/Conductor, além de ter empreendido com a Lingols, uma plataforma B2B de ensino de idiomas. Com a experiência em empresas B2B e startups, os fundadores decidiram criar a Sooper que nasceu de uma ambição comum: ajudar os pequenos e médios empreendedores do Brasil a prosperar.
“Desde nossas primeiras conversas, Rafaela e Hygor se destacaram pela experiência e ambição de criar um negócio relevante. Em um setor ainda não digitalizado, a Sooper tem um enorme potencial para transformar a vida de quem trabalha na construção civil todos os dias”, afirma Izabel Gallera, sócia do Canary.
Ao longo de 2021, Canary e Kaszek decidiram investir na Sooper, bem como Globo Ventures e anjos como Gabriel Braga, fundador do QuintoAndar, Paulo Silveira, fundador da Alura e Ana Luiza McLaren fundadora da Enjoei. O investimento ajudou a Sooper a lançar seu produto e contratar seu time inicial. Hoje, a startup conta com uma equipe de 40 pessoas, focada principalmente nas áreas de tecnologia, produto e relacionamento com clientes. A empresa planeja mais do que dobrar sua equipe nos próximos três meses.
“O mercado de materiais de construção é enorme, mas ainda não passou pela transformação digital que vemos em outros setores. Pudemos acompanhar como a plataforma da Sooper já está melhorando drasticamente o dia a dia de seus clientes e não poderíamos estar mais animados em apoiar a empresa nesta próxima fase de crescimento”, afirma Mariana Donangelo, sócia da Kaszek.
Com os investimentos, a startup almeja triplicar a sua operação até o final do primeiro trimestre de 2022, atuando em toda a grande São Paulo. “Também estudamos nossa expansão para outras geografias e queremos continuar atraindo e desenvolvendo os melhores talentos, especialmente nas áreas de produto, tecnologia e atendimento ao cliente”. Desde o lançamento da plataforma, a Sooper aumentou o número de clientes em mais de 35% por semana sem investimento em marketing. A rápida adoção com recorrência de compra nos mostra o tamanho da oportunidade neste setor.” afirma Hygor.
Fonte: Startupi