Pode até parecer a princípio, mas a vida do corretor não é só vender, alugar e administrar imóveis. Para chegar aos seus clientes, conseguir bons contatos, oportunidades e consolidar a imagem do seu negócio é preciso ter uma boa estratégia de marketing no mercado imobiliário.
Com a pandemia, a profissão ganhou ainda mais destaque. A princípio, a transformação digital garantiu a resiliência ao setor. Afinal, mesmo à distância as pessoas puderam negociar e comprar ou alugar imóveis mais amplos e saudáveis, fora dos grandes centros.
A pandemia, aliás, ensinou um bocado sobre a jornada do consumidor. Nesse artigo a gente fala sobre isso.
Mas logo essa resiliência se tornou algo maior: um mercado extremamente aquecido, lotado de oportunidades. E é claro que chamou a atenção de quem já tinha afinidade com a profissão, além de muitos outros que perderam seus empregos.
Assim, atraídos pelas possibilidades de ganhos ilimitados, horários flexíveis e de trabalho remoto, mais de 2 mil novos profissionais são formados por mês em São Paulo, de acordo com o Creci-SP.
No Rio de Janeiro não é diferente. O Creci-RJ registrou um aumento de 84% de corretores em 2021 em relação ao ano anterior. E a diferença chega a impressionantes 104% na comparação com 2019.
A demanda é grande, mas é fácil sumir em meio a tantos profissionais oferecendo a mesma coisa que você. E é aí que o marketing no mercado imobiliário ganha ainda mais importância.
Mas afinal, o que é o marketing no mercado imobiliário?
Em qualquer área, impulsionar o negócio para que ele decole e se mantenha nas alturas requer um bom planejamento – financeiro, administrativo, de recursos humanos e tecnológicos, e de marketing.
Então o marketing, de uma forma geral, é um conjunto de ações planejadas para impactar seu público positivamente.
No mercado imobiliário ele ajuda o corretor a sair na frente da concorrência, otimizando processos, melhorando o atendimento, adequando a oferta às necessidades e preferências dos consumidores e criando campanhas de divulgação mais certeiras. A propósito, sabia que o Home Staging também é uma estratégia de marketing imobiliário? Nesse conteúdo você fica sabendo tudo sobre o assunto.
Dessa forma, o marketing no mercado imobiliário é uma estratégia de inteligência, coletando dados para obter insights. A empresa então analisa essas informações para, a partir delas, obter as ideias para aperfeiçoar o próprio negócio.
Onde aplicar o marketing no dia a dia do corretor?
Como o mercado é muito competitivo, o marketing imobiliário é uma das grandes tendências do setor. E ele é aplicado, basicamente, em todos os momentos, visando tanto gerar oportunidades quanto consolidar negócios.
Assim, o marketing no mercado imobiliário é usado para conectar as empresas às pessoas que sonham em investir, comprar a casa própria ou ter seu primeiro apê, por exemplo.
As ações devem aumentar a visibilidade da imobiliária, criar uma identificação com o público e entregar soluções. É preciso gerar valor agregado a cada serviço, seja uma pequena informação ou uma grande venda. Tudo é importante.
Em outras palavras, o marketing no mercado imobiliário deve cumprir o mesmo papel que em qualquer outro segmento. Ou seja, atrair, educar, engajar e, por fim, converter.
Para isso, é necessário conhecer bem seu público-alvo para encantar, transmitir segurança e dar todo o suporte na decisão para o novo lar.
Conheça alguns benefícios para a sua empresa
Pelo o que você viu até agora já dá para perceber que o marketing é fundamental no mercado imobiliário. Mas há vários benefícios, diretos e indiretos, que você precisa conhecer:
Melhora o relacionamento com os clientes – A sua relação fica tão boa que você se torna uma referência. Assim, além da fidelização, também fica mais fácil conseguir novos clientes por indicação. Afinal, o contato com o público é fundamental para gerar confiança para sua imobiliária.
Mais facilidade para medir resultados – Uma boa avaliação das suas ações é imprescindível para saber se está acertando ou se precisam ser melhoradas.
E no marketing tudo é métrica, com resultados avaliados através de números concretos, como os indicadores de desempenho (KPIs). Então nada é na base do achismo, mas sim de embasamento;
Fortalecimento da autoridade de marca – Conteúdos relevantes significam entrega de valor – e mais as pessoas percebem sua marca como uma autoridade na área.
Assim você se torna uma referência confiável, aumentando a segurança do cliente para a realização da compra;
Redução do tempo de venda – A jornada do consumidor é acelerada quando você entende e oferece exatamente o que ele procura – e ele confia em você o suficiente para fazer negócio.
5 dicas para fazer seu marketing no mercado imobiliário
Agora que você já sabe o que é e as vantagens do marketing no mercado imobiliário, está na hora de colocar em prática através dessas dicas:
1 – Conheça seu público e defina personas
Pesquise sobre quem são seus clientes em potencial. Crie personas, representações fictícias dos perfis dos seus consumidores: faixa etária, faixa social, grau de instrução, hobbies, tamanho da família, tipo de imóvel, ocupação, etc.
Mas pense também em suas expectativas, nas dores que você deve solucionar, nas principais dificuldades enfrentadas e tudo o que pode ser empecilho para a sua venda. Quais as soluções que pode encontrar para cada uma? Em suma, aprenda a pensar como seu público-alvo.
2 – Saiba usar as redes sociais
Mais do que nunca as redes sociais são uma das melhores ferramentas de marketing no mercado imobiliário. É através delas que muitos corretores estão estreitando laços e criando relacionamentos duradouros com seu público. Pesquise o que está em alta no momento, como as lives, stories e vídeos curtos. Mas não esqueça: apresente seus produtos, mas a maior parte do seu conteúdo deve gerar valor.
Resumindo, marque sua presença nas redes sociais, especialmente no Instagram, e invista em conteúdos envolventes. Para ajudar você, nós preparamos esse artigo com cinco dicas simples para usar o Instagram em sua imobiliária.
3 – Invista no seu site imobiliário
O site imobiliário é parte importante da estratégia de marketing no mercado imobiliário. Mas não basta estar no ar, ele precisa estar direcionado para a conversão.
Então o site deve ser bonito e atraente, fornecer informações completas, imagens e vídeos de qualidade, mas também ser fácil de navegar.
4 – Entenda o mercado
Apesar de parecer o básico, muitos corretores não estão tão familiarizados com o mercado quanto deviam. esteja pronto para responder qualquer pergunta – e as que não souber, pesquise e retorne ao cliente. Mostre que ele pode confiar em você.
Esteja pronto para indicar os melhores financiamentos e oportunidades de investimento, mas também reconhecer quando aquele negócio não é para ele. O seu conhecimento do mercado aliado à transparência nas ações é uma excelente ferramenta de marketing.
5 – Use plataformas imobiliárias e geolocalização
A internet não é só site e redes sociais. Aproveite para marcar presença também nas plataformas e portais especializados. Eles são pensados de forma a incentivar a negociação direta entre clientes e empresas.
Por outro lado, crie anúncios geolocalizados, potencializando o foco da sua publicidade. A geolocalização pode ser usada tanto nos portais quanto nas redes sociais e no Google Ads. Essa estratégia melhora o desempenho do marketing no mercado imobiliário. Aliás, aqui você encontra outras ideias para usar as estratégias de marketing digital.
Com essas dicas seus esforços para identificar os problemas e desejos do seu público e oferecer algo que seja relevante serão recompensados. Sua empresa se manterá sempre forte oferecendo um atendimento de ponta e uma experiência completa em todas as etapas da jornada.
Gostou dessas dicas? Esperamos ter ajudado, até o próximo conteúdo!