A Loft lançou um sistema de monitoramento para evitar que clientes ou corretores fechem negócio por fora da plataforma, após começarem a negociação do imóvel pelo marketplace. O intuito do lançamento é acabar com a prática desleal no mercado conhecida como “bypass”.
O sistema de monitoramento é parecido com o VAR (Vídeo Assistant Referee) que analisa as partidas de futebol. A plataforma irá usar como parâmetro a inspeção do desempenho de corretores parceiros. Os que obtiverem um índice muito diferente dos demais serão primeiramente comunicados. Caso a prática continue os mesmos serão impossibilitados de trabalhar com a Loft.
Outra medida foi analisar as transações suspeitas. Para fazer esse “pente fino” a Loft está detectando os imóveis que foram anunciados na plataforma, receberam grande número de visitas, mas a negociação foi fechada fora.
Por fim, para certificar-se que houve “bypass”, as informações antes coletadas serão cruzadas com a matrícula do imóvel a fim de verificar se os vendedores, compradores ou corretores foram conectados originalmente por meio da plataforma.
Em 6% da amostra analisada já foi constatado ‘bypass’. Segundo a Loft, ações judiciais estão sendo estudadas para pedir o pagamento da corretagem devida. A partir dessa análise, a empresa estima que deixou de receber R$2,1 milhões em corretagem no período analisado.
“A maioria dos nossos clientes e corretores age de forma correta. A má fé de alguns não pode prejudicar o funcionamento do mercado como um todo”, afirma o vice-presidente de estratégia e precificação da Loft, Talles Dantas. “Além do monitoramento ostensivo, também atuaremos na conscientização dos envolvidos, prevenindo que esse tipo de comportamento aconteça”.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas da Exame