Após um período desafiador, o mercado imobiliário do Recife parece estar encontrando seu caminho de volta à recuperação. No último mês de 2023, a cidade testemunhou um aumento notável de 55% no lançamento de novas unidades, sinalizando um otimismo renovado entre os construtores e investidores.
Dados da ADEMI-PE
Segundo um levantamento realizado pela consultoria Brain Inteligência Estratégica a pedido da Ademi-PE, a capital pernambucana registrou um aumento significativo no lançamento de unidades imobiliárias nos últimos 12 meses. Ao fim de 2022, foram lançadas 3.125 unidades, enquanto em dezembro de 2023 esse número subiu para 4.859, representando um aumento de 55%.
No entanto, as vendas não acompanharam esse crescimento, apresentando uma variação negativa de 19% somente na capital. Apesar disso, houve uma leve redução no estoque de imóveis entre os dois anos, caindo de 10.392 unidades ao fim de 2022 para 10.246 em dezembro de 2023, o que representa uma diminuição de 1%.
Médio e alto padrão à frente
No quarto trimestre de 2023, a capital pernambucana testemunhou um aumento significativo na participação dos imóveis de médio e alto padrão, conhecidos como MAP. De acordo com dados recentes, esses imóveis representaram impressionantes 67% das unidades lançadas em Recife durante esse período, em comparação com apenas 33% das unidades consideradas econômicas.
Recuperação do MCMV
No quarto trimestre de 2022, todos os lançamentos imobiliários na capital pernambucana eram de médio e alto padrão, mas ao longo do ano seguinte, houve uma mudança significativa. Os imóveis econômicos, incluindo o programa Minha Casa Minha Vida, retomaram força, representando 53% dos lançamentos no segundo trimestre de 2023, seguido por uma queda para 1% no terceiro trimestre e retornando a 100% no último trimestre do ano.
Apesar disso, em termos de valor total, os lançamentos no segmento de médio e alto padrão continuaram dominantes, totalizando R$5,5 bilhões no último ano, comparado a R$4,6 bilhões no ano anterior. Curiosamente, embora tenha havido um aumento no volume de unidades lançadas em 2022 em comparação com 2023, o valor total dos lançamentos ainda cresceu, indicando uma possível valorização no mercado imobiliário de Pernambuco.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de Lucas Moraes à JC