Ter um bom relacionamento com o cliente é um grande diferencial para o corretor, mas também é preciso saber olhar para dentro do seu próprio negócio. Principalmente nos tempos de instabilidades financeiras, ter uma boa gestão imobiliária é fundamental para o sucesso da sua empresa.
Uma gestão imobiliária competente pode prever e minimizar estragos causados por fatores externos. No entanto, mesmo em céu de brigadeiro é preciso ter controle sobre o fluxo de caixa, saber gerir imóveis e clientes, evitar gargalos e ter uma boa visão geral para planejar seu futuro.
Com a transformação digital é possível ter uma gestão imobiliária muito mais eficiente e proativa, que englobe tanto aspectos financeiros quanto humanos e patrimoniais.
Gestão imobiliária é dividida em três frentes
Os gargalos limitam o desempenho do seu negócio, prejudicando a competitividade da sua empresa. Estes processos, com menos capacidade produtiva, é que o impedem de atender plenamente as demandas que precisam ser resolvidas.
Uma boa gestão imobiliária prevê um conjunto de práticas, técnicas e ferramentas que criam diferenciais em várias frentes. Assim, é possível eliminar estes gargalos, aumentando a captação de clientes e imóveis, qualificando o atendimento final e ainda reduzindo custos.
Então, basicamente há três frentes de atuação da gestão imobiliária para a eliminação de gargalos:
- Gestão financeira – É a forma como a sua empresa lida com os números. São todas as atividades de fluxo de caixa e despesas fixas e variadas (contas de consumo, comissão dos corretores, etc), contas a pagar e a receber, fundo de reserva, etc. Assim é preciso equilibrar despesas incessantes com entradas irregulares e fazer um planejamento financeiro a curto, médio e longo prazos.
- Gestão patrimonial – São tanto os patrimônios da imobiliária (salas, lojas e equipamentos), quanto os produtos (imóveis sob da carteira para venda ou aluguel e que são sua responsabilidade). É preciso conhecer bem cada contrato, potenciais de valorização, investimento etc. Também entram questões fiscais, tributárias e jurídicas, que precisam ser impecavelmente tratadas.
- Gestão de pessoas – Clientes, colaboradores, fornecedores, enfim, todos os contratos entre pessoas.
Então o que é essencial para uma boa gestão?
A competividade do mercado imobiliário é imensa. Afinal, qual o corretor ou a imobiliária que não quer estar no topo? Por isso, cada vantagem conta. E, como você viu, a boa gestão imobiliária impulsiona seu negócio para alavancar resultados em diversas áreas.
A transformação digital tornou tudo mais fácil, centralizando e otimizando processos, automatizando rotinas, aproximando o corretor do cliente. Veja o que não pode faltar para uma boa gestão imobiliária em todos os aspectos:
Site imobiliário profissional
O site imobiliário é o primeiro passo para a gestão imobiliária porque ele é, praticamente, a fachada do seu negócio. Muitas vezes, ele é o primeiro ponto de contato com o cliente. Por isso, ele deve refletir a forma com que você atua no mercado.
Assim, é preciso que ele seja, antes de mais nada, profissional. E isso significa alguns aspectos importantes:
- Imagens de alta qualidade e recursos que favoreçam a jornada do cliente, como tour virtual, canais de fácil de comunicação com os corretores, integração com redes sociais e portais, etc;
- Rápido e responsivo. Sites lentos fazem com que o lead desista, assim como quando não roda bem em qualquer mídia;
- Ser atraente, intuitivo e fácil de usar, para evitar que o usuário migre para a concorrência;
- Ter portfolio atualizado, com informações claras e completas.
Bom entrosamento da equipe
Dessa forma, se a boa gestão imobiliária é a base, o time de corretores e demais colaboradores são como as paredes da sua imobiliária. A equipe precisa ser coesa e proativa, motivada e integrada. Ela precisa ser estimulada a buscar sempre as melhores soluções através de ferramentas que facilitem seu progresso.
Por isso, a cultura organizacional deve prever comissões justas, metas possíveis e incentivos interessantes, estimular o crescimento profissional e prover soluções tecnológicas que facilitem o dia a dia.
Assim, é possível ter acesso rápido às informações de imóveis e clientes e buscar parcerias que gerem novas oportunidades de negócios, por exemplo.
Ter um bom software de gestão imobiliária
Um bom software de gestão imobiliária reúne estes e muitos outros aspectos importantes para criar diferenciais competitivos.
Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, em português) integram informações e organizam o fluxo de trabalho em vários setores da imobiliária.
Dessa forma o software cria uma unidade empresarial sistêmica, ajudando sua empresa na gestão imobiliária.
Veja algumas áreas em que o software atua na sua imobiliária:
- Gestão do time de corretores e demais colaboradores;
- Rede Social de Negócios para gestão de parcerias;
- Imobiliária digital para locação online;
- Gestão fiscal e tributária integrada;
- Gestão comercial, vendas e CRM;
- Captação de clientes e imóveis;
- Gestão de locação automática;
- Site imobiliário completo;
- Total gestão financeira.
Um bom software imobiliário pode fazer muito mais pela gestão imobiliária do que você imagina.
Conheça Imobzi, a plataforma digital para imobiliárias mais completa do Brasil e experimente gratuitamente. Você vai entrar de vez no mundo da transformação digital e alavancar os resultados da sua empresa!