O Itaú Unibanco chegou com uma nova proposta, que consiste em oferecer crédito imobiliário com menores taxas para aqueles que comprarem imóveis com certificação sustentável.
A iniciativa é um desdobramento do programa “Repasse Verde” que faz parte do “Plano Empresário Verde”. A iniciativa abrange projetos certificados pelo Edge da International Finance Corporation (IFC, unidade do Banco Mundial para o setor privado) ou Aqua-HQE, da Fundação Vanzolini. Em suma, o projeto promete financiamento com taxas especiais para empreendimentos sustentáveis.
Mas no caso do Repasse Verde, o programa beneficia financiamentos de pessoas físicas. Já no Plano Empresário Verde, ele é totalmente voltado a empreendimentos, ou seja atende o cliente final.
Quais serão as taxas do programa ‘Repasse Verde’?
Atualmente, o Itaú tem taxas para o crédito imobiliários que variam de 9,5% mais taxa referencial de juros (TR) a 9,99% mais TR. Segundo Thales Ferreira Silva, diretor de crédito imobiliário e consorcios do Itaú, a taxa de 9,5% é a menor que o banco irá oferecer neste momento.
Porém vale ressaltar que, as condições de financiamento mudam de acordo com o cenário financeiro e de mercado. Por isso, a taxa pode ser outra no momento de entrega da obra, devido ao cenário geral.
Isso significa que, se houver corte de juros pelo Banco Central, como é esperado pelo mercado para 2023, esse custo pode diminuir.
De acordo com Bruno Bianchi, diretor comercial do segmento imobiliário do Itaú BBA, a expectativa é que o nível de interesse de novas empresas de construção em relação ao Plano Empresário Verde aumente bastante.
“Com o Repasse Verde e fechando o ciclo [do crédito verde aos incorporadores], a gente entende que o nível de interesse e a adesão de novas empresas de construção ao Plano Empresário Verde vai aumentar bastante. Quando a pessoa física observar que há condições melhores de crédito, pode gerar um aumento de demanda para os projetos com as certificações”, afirma o diretor do segmento imobiliário do Itaú BBA.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas de: Valor Econômico