O governo italiano está considerando transformar prédios e construções desocupados em residências para estudantes universitários, de acordo com a ministra da Universidade e da Pesquisa, Anna Maria Bernini. Essa medida surge como resposta aos protestos dos jovens em todo o país, que estão enfrentando dificuldades devido aos altos preços dos aluguéis. A ministra pediu um levantamento sobre os imóveis desocupados e solicitou a colaboração dos governos locais para disponibilizá-los. A iniciativa visa fornecer soluções habitacionais mais acessíveis aos estudantes.
A ministra da Universidade e da Pesquisa da Itália, Anna Maria Bernini, anunciou que o governo disponibilizou 400 milhões de euros para alojamentos de estudantes e 500 milhões de euros para bolsas de estudo, totalizando quase 1 bilhão de euros do orçamento. Além disso, a ministra afirmou que estão sendo entregues mais 7,5 mil leitos para os estudantes.
Os protestos dos estudantes, que incluem acampamentos em frente à sede do ministério, têm ocorrido em várias cidades, incluindo Milão, Bolonha, Florença, Turim e Roma. Em resposta a essas manifestações, os estudantes decidiram levar o protesto diretamente ao Ministério da Universidade e Pesquisa.
Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter. Todas as terças e sextas, às 7:15, nós enviamos no seu e-mail as principais notícias do mercado Imobiliário. Vejo você lá!
Informações retiradas do UOL